“…no decurso dos decénios recentes a cultura religiosa tradicional sofreu um retrocesso impressionante que se traduziu pela ignorância crescente dos textos sagrados”. É com este manifesto religioso que encontramos a primeira justificação para “A Bíblia explicada pela pintura” (Círculo de Leitores, 2020): o facto de a arte ter ultrapassado e de estar a dar um baile tremendo à religião, colocando a pintura em primeiro plano.
Da vastidão de livros que compõem a Bíblia – ou O Livro, como reza no grego antigo – e da sua recriação artística, foram escolhidas 50 imagens que viajam através das regiões e dos milénios, ainda que, como se lê no prefácio, haja um certo desequilíbrio que joga a favor do Renascimento Italiano.
Em termos da organização do álbum, a apresentação das imagens obedece a uma certa ordem: o título do episódio é seguido do texto bíblico resumido e referenciado; o texto é aquele que a hierarquia romana reconhece; segue-se o comentário ao quadro e um apontamento sobre alguns pormenores. Por vezes, o quadro principal tem por companhia uma ou duas obras que retratam o mesmo tema, de forma a se desvendar as diferenças na abordagem de um mesmo episódio de acordo com o país e a época ou a imaginação dos autores.
Entre os quadros e episódios escolhidos estão, por exemplo, estes: “A Criação do Mundo” e “A Criação do Homem”, de Miguel Ângelo; Adão e Eva Expulsos do Paraíso”, de Masaccio; “O Assassino de Abel”, de Ticiano; “O Dilúvio”, de Nicolas Poussin; “A Torre de Babel”, de Pieter Bruegel, O Velho; “O Sacrifíco de Isaac”, de Caravaggio; “A Quinta Praga do Egipto”, de Joseph Mallord Turner; “A Travessia do Mar Vermelho”, de Marc Chagall; “David e Golias”, de Ticiano; “A Fuga para o Egipto”, de Rembrandt; “O Bom Samaritano”, de Vincent Van Gogh; “A Última Ceia”, de Salvador Dalí; ou “Cruxificação”, de Matthias Grunewald.
Uma espécie de Bíblia com bonecos – e que bonecos -, que sucede aos volumes “A Mitologia explicada pela pintura” e “Heróis e Lendas explicados pela pintura”. Façam-se agora apostas sobre o que é que a pintura irá explicar a seguir.
Sem Comentários