Um encontro verdadeiramente feliz. É o mínimo que pode ser dito da parceria celebrada entre David Machado e Alex Gozblau da qual resultou o livro infantil “Eu acredito” (Alfaguara, 2015).
David Machado, de quem os mais pequenos certamente se lembrarão de títulos como “A noite dos animais inventados” – Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso – ou “O tubarão na banheira” – Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infanto-Juvenil -, escreveu nestas páginas pequenas frases carregadas de poesia e abraçadas por metáforas, que nos transportam ao terreno sagrado e mágico da infância. Aqui moram fantasmas, árvores que se espreguiçam, monstros de névoa, estranhos gigantes e carneiros que, em noites de insónia, contam pessoas para adormecer.
Nascido em Itália no ano de 1971 e a viver em Portugal há já muitos anos, Alex Gozblau tem feito um pouco de tudo no que diz respeito às artes visuais: ilustrações para imprensa, pintura, livros ilustrados, banda desenhada, cinema de animação, publicidade, cartazes, capas de livros e discos e por aí em diante.
Neste “Eu acredito” Gozblau mostra toda a sua arte, num universo visual que não destoaria numa curta-animação à moda de Tim Burton: temos uma noite tentadora e cheia de perigos, monstros e fantasmas que se escondem atrás de camas ou em lençóis estendidos, um gato preto com alma de cão. São também ilustrações de contrastes e que se alimentam de opostos – alegria/tristeza, escuridão/luz -, quadros perfeitos para estados de alma vividos na inocência e com a crença da infância. Um álbum belíssimo.
Lançamento: 11 de Abril, 16h00, Casa Independente ( em Lisboa).
Sem Comentários