Dezembro vai ser mês de celebrar a 6ª edição de O Dia Mais Curto do Ano, com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país e ilhas durante o mês de dezembro.
Anualmente, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério Norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano, que cinefilamente vai ser celebrado em 27 localidades portuguesas, com programas distintos para todas as idades e públicos, incluindo filmes portugueses ou internacionais: Alpiarça, Amadora, Amarante, Aveiro, Barcelos, Braga, Coimbra, Elvas, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Maia, Madalena (Pico), Odivelas, Ovar, Ponta Delgada, Porto, Santarém, Sardoal, Setúbal, Tavira, Trancoso, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real e Viseu.
Neste evento, que decorre em simultâneo em vários países, a criatividade dos programadores foi desafiada e as curtas-metragens vão invadir diferentes locais de projecção, dos mais tradicionais aos mais inusitados, dando a descobrir um grande número de cineastas e as suas obras. Para além das sessões em sala, O Dia Mais Curto vai ser assinalado em locais como num Cinema Insuflável em Viseu e Lisboa, nos transportes públicos com exibições no Metro do Porto e em espaços culturais como o Museu Júlio Dinis. À semelhança dos anos anteriores, O Dia Mais Curto também passará pela televisão, com programas especiais na RTP2, Canal180 e nos Canais TVCine & Séries e pela Internet, com sessões no site da Agência da Curta Metragem e na Filmin Portugal. O Dia Mais Curto será também celebrado por alunos de diferentes graus de ensino e em instituições de solidariedade social.
A agenda da 6ª edição d’ O Dia Mais Curto está disponível em: www.odiamaiscurto.curtas.pt. Os bilhetes, à venda nos locais das sessões, variam entre a entrada gratuita e os 5 euros.
Sem Comentários