Está de volta o cinema de animação de qualidade certificada à Grande Alface. De 3 a 13 de Março, a Monstra – Festival de Animação de Lisboa propõe mais de 500 filmes – entre os quais 50 portugueses -, oriundos de 69 países de todos os continentes. O grande destaque vai para as ante-estreias e as longas-metragens, mas também para a homenagem que será feita ao cinema de animação da ex-Jugoslávia.
Na competição das longas-metragens, grande expectativa para ver “O Profeta” (foto acima), numa ante-estreia nacional de um filme que tem, como realizador principal, Roger Allers – “O Rei Leão” e “Open Season” -, e que é baseado no romance homónimo de Khalil Gibran. Com produção de Salma Hayek – que também empresta a voz a uma das personagens -, o filme tem a banda-sonora nas mãos de Gabriel Yared, que já nos deu música em filmes como “O Paciente Inglês”, “O Talentoso Mr. Ripley” ou “Cold Mountain”. O filme apresenta-se dividido em capítulos, da autoria de realizadores tão diversos quanto Tom Moore, Joan Gratz, Nina Paley ou Bill Plympton – este último estará presente na Monstra em representação de “O Profeta”, aproveitando a viagem para apresentar o making of da sua próxima longa-metragem e, também, as suas novas curtas.
Na competição das longas-metragens está também “Little From The Fish Shop” (foto acima), do realizador checo Jan Balej – vencedor do Prémio Melhor Longa-Metragem da Monstra 2007 com “One Night In The City”. Adaptação moderna do conto “A Pequena Sereira”, do gigante Hans Christian Andersen, o filme terá os seus cenários em exposição no lisboeta Museu da Marioneta, entre os dias 5 de Fevereiro e 30 de Abril.
A completar a selecção das longas-metragens em competição estão ainda “Avril et le Monde Truqué”, baseado numa Banda-Desenhada de Tardi – e que levou para casa o Cristal de Annecy para Melhor Longa-Metragem o ano passado -, “Miss Hokusai”, de Keiichi Hara e “Memórias de Marnie”, de Hiromasa Yonebayashi, dos estúdios Ghibli, que está nomeado para a edição dos Óscares deste ano.
Também do Japão, serão exibidos na secção Históricos os filmes “Metropolis” (2001), de Rintaro, “Viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki e “When The Wind Blows” (1986), de Jimmy Murakami. Na secção Pais e Filhos, destaque para a ante-estreia de “Minúsculos: O Vale das Formigas”, filme cuja série de televisão é exibida em Portugal.
Nesta edição celebra-se com grande pompa e muitas retrospectivas o cinema da ex-Jugoslávia, com mais de uma centena de películas com origem na Bósnia, Croácia, Eslovénia e Sérvia. Uma das retrospectivas será dedicada a Dusan Vukotic, realizador croata que em 1961 ganhou um Óscar com o filme “Surogat”.
Na secção Dokanim será apresentado um documentário sobre a importância do realizador Karel Zeman (foto acima), nomeadamente na área dos efeitos especiais, e que conta com depoimentos de realizadores como Tim Burton, Terry Gilliam, Kōji Yamamura ou Kōsei Ono.
De braço dado com a companhia Ciné Troupe, a Monstra volta a trazer o Cinema Mais Pequeno Do Mundo à Praça Luís de Camões, com uma programação dedicada à Primeira Guerra Mundial e uma selecção de filmes da competição curtíssimas, onde está em jogo o sempre apetecível Amendoim de Ouro.
O realizador norte-americano Bill Plympton e o checo Jan Balej vão ter duas retrospectivas do seu trabalho nesta edição. Plympton estará em Lisboa para apresentar o making of do seu próximo filme “Reveangence”, cuja estreia está anunciada para este ano, seguindo-se um pequeno debate com o público lisboeta. Também o seu filme “Cheatin”, de 2013, vai ser projectado. Plympton vai ainda dirigir uma masterclasse, onde vai desenhar, mostrar algumas curtas-metragens e falar da sua carreira enquanto animador independente. Balej é realizador do filme “A Pequena da Peixaria” (Little From the Fish Shop), que se encontra em competição de longas-metragens no Festival Da retrospectiva fazem ainda parte os filmes “One Night in One City” e “Fimfárun 2”, vencedor do Prémio Melhor Longa-Metragem da Monstra em 2007. Jan Balej conduzirá, juntamente com o britânico Michael Carrington, um workshop onde os participantes poderão acompanhar o processo criativo de um filme, desde a história à animação de duas marionetas em stop-motion. Os participantes podem ainda experimentar e interagir com as marionetas.
Também a música estará em grande destaque na edição deste ano. Pela primeira vez será apresentada a secção Jazz e Animação, um programa que se realiza no Hot Club Portugal onde os filmes são musicados ao vivo. Já no Cinema Ideal, esta sessão será complementada com uma masterclass sobre o tema. O músico português Noiserv é convidado para programar o Clipanim, uma secção dedicada aos videoclips de animação que influenciaram a sua carreira. Aqui o público poderá ver e ouvir videos de artistas como Björk, Portishead, Sigur Rós, Patrick Watson, Radiohead, Damon Albarn ou Foals, entre outros.
As produtoras de animação portuguesas Animais e Animanostra celebram um quarto de século nesta edição, num aniversário que será comemorado de três formas: duas retrospectivas de filmes, duas exposições de desenhos e cartazes de filmes no Cinema São Jorge e um filme-concerto com curtas de ambas as produtoras.
À semelhança do ano passado, o Festival vai contar com sessões pré-festival. Este ano está programado um Bike-In, a realizar dia 26 de fevereiro no átrio da Escola Luís de Camões, após o passeio mensal da comunidade Massa Crítica. O evento é aberto e gratuito, desde que os participantes tragam de casa a sua bicicleta.
Haverá ainda sessões da Monstrinha para Pais e Filhos,que decorrerão nos dois fins-de-semana do Festival no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade e Cinema Ideal. Uma das novidades deste ano é um programa para bebés, uma sessão contínua gratuita, pensada nas necessidades dos bebés e dos pais e que vai permitir a entrada e saída da sala.
Além do Cinema São Jorge, Cinema Ideal, City Alvalade, Teatro Meridional, Museu da Etnologia e Centro Cultural Carnide, que recebem milhares de crianças para assistir ao programa Monstrinha, este ano o Festival volta a ter sessões em várias escolas de Lisboa e Almada. O Festival levará também a Monstra Universitária à Faculdade de Belas Artes, IADE, Universidade Lusófona, ISCTE e ESAD.CR, entre muitas outras escolas. Solta o monstro que há em ti, apetece dizer.
Sem Comentários