Aclamado pela crítica no Festival de Cannes e considerado com um dos melhores filmes de 2018, “Em Chamas” – “Burning no original -, do realizador coreano Lee Chang-Dong, inspirado no conto ‘Os Celeiros Incendiados’, de Haruki Murakami, chega esta quinta-feira às salas de cinema.
A ligação entre literatura e cinema é o tema da sessão especial “Haruki Murakami Lovers“, que tem lugar no sábado, 18 de Maio, às 21h20, no Cinema Ideal. A projecção do filme, baseado no conto de Haruki Murakami e publicado no livro ‘O Elefante Evapora-se’ (edição Casa das Letras), será seguida por uma conversa sobre o autor e a adaptação do conto para cinema com Inês N. Lourenço e Maria João Lourenço.
Inês N. Lourenço (n. 1989) é crítica de cinema do jornal Diário de Notícias, autora da rubrica semanal “A Grande Ilusão” e da série de programas “Afinidades Electivas – Encontros do Cinema com a Literatura”, ambas na Antena 2, e colaboradora da publicação online Metropolis e do site especializado À pala de Walsh. Foi jornalista do programa Câmara Clara, da RTP2, e estagiou no núcleo de programação da Cinemateca Portuguesa. Tem textos publicados nos livros “Paulo Rocha – As Folhas da Cinemateca” (edição Cinemateca) e “O Cinema Não Morreu: Crítica e Cinefilia À pala de Walsh” (Linha de Sombra).
Maria João Lourenço (n. 1956) é jornalista, tradutora e revisora. Formada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão), foi directora do Gabinete de Comunicação da SIC e trabalhou como editora da Oficina do Livro (Leya). Traduziu todas as obras de ficção de Haruki Murakami para a editora Casa das Letras. A saber: “Kafka à Beira-Mar, “Crónica do Pássaro de Corda”, “Sputnik, Meu Amor”, “Em Busca do Carneiro Selvagem”, “Dança, Dança, Dança”, “A Rapariga Que Inventou Um Sonho”, “After Dark – Os Passageiros da Noite”, “A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol”, “Auto-Retrato do Escritor enquanto Corredor de Fundo”, “O Elefante Evapora-se”, “1Q84”, “O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo”, “Sono”, “Os Assaltos à Padaria”, “A Peregrinação do Rapaz sem Cor”, “Homens Sem Mulheres” (algumas obras foram traduzidos em parceria com Maria João da Rocha Afonso e Ana Lourenço). Trabalhou também em vários romances de Stephen King, Bill Bryson, Joyce Carol Oates e Dostoiévski.
Os bilhetes já se encontram à venda no cinema.
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