No ano em que a Monstra I Festival de Animação de Lisboa prepara uma grande homenagem ao cinema de animação da Estónia, inaugura no Museu da Marioneta, no próximo dia 1 de Março, “60 Anos Nukufilm + 3 Projectos Portugueses”, uma exposição que celebra os 60 anos da Nukufilm, o mais importante estúdio de animação deste país.
A Nukufilm Studio produziu mais de 220 curtas-metragens, 2 longas, 1 documentário e inúmeros vídeos comerciais, tendo ganho centenas de prémios em festivais internacionais. Em 2013, a Nukufilm produziu a primeira longa-metragem em S3D, um filme em stop motion estereoscópico digital, “Lisa Limone e Maroc Orange“, realizado por Mait Laas e apresentado no Festival Monstra na edição de 2015.
Este é um dos filmes que vai estar em exibição no Museu da Marioneta, em Lisboa, num exposição que revela ao público alguns dos segredos de produção, passando pela pesquisa gráfica, produção de marionetas e acessórios, decorações ou storyboards.
No Festival vão ser exibidos vários filmes desta produtora, entre eles “Maria and the 7 Dwarfs” (Maria e os 7 anões), realizado Riho Unt, uma estreia no nosso país.
Nesta exposição será apresentada uma selecção de 15 sets de 8 filmes da produtora estónia, assim como sets de três conjuntos de animadores de stop motion portugueses: “Pronto Era Assim“, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, “Axl Rose” e “Cinegirasol“, de Bruno Caetano e Rui Telmo Romão e “Amélia e Duarte“, de Alice Guimarães e Mónica Santos.
A exposição estará patente no Museu da Marioneta até ao dia 8 de Abril.
Na imagem: “Eternal Hunting Rounds”, de Elin Grimstad
Sem Comentários