Foram uma das grandes bandas britânicas durante o reinado da britpop, protagonizando, com os Blur, uma luta sem lama que ajudou a vender discos e a alimentar páginas e páginas de revistas e jornais. Qualquer coisa com uma batalha Star Trek vs Star Wars aplicada à música. Falamos dos Oasis que, ainda que apenas em película, estarão presentes em grande formato na próxima edição do IndieLisboa, integrando a secção IndieMusic.
“Supersonic”, o documentário que retrata a carreira da banda formada pelos manos Gallagher, terá a sua primeira e única exibição nacional em sala no IndieLisboa em Maio. O filme conta a história da ascensão fulgurante dos Oasis, desde os exercícios iniciais até ao mítico concerto em Knebworth. Através do olhar de Mat Whitecross, o documentário reúne testemunhos da banda, seus familiares e todos aqueles que acompanharam o percurso do colectivo, assim como vídeos raros dos bastidores. “Supersonic” foi produzido por Asif Kapadia e James Gay-Rees, que venceram em 2016 o Oscar de Melhor Documentário com “Amy”, sobre a cantora Amy Winehouse.
Aos Oasis juntam-se os conterrâneos Sleaford Mods que, estranhamente (ou não), se tornaram uma presença regular nos tops de edições discográficas. O Guardian descreveu-os como a “mais irritada banda britânica da actualidade” e, quanto a Iggy Pop, fala deles como “a maior banda de rock dos nossos tempos”. “Bunch of Kunst” mostra a forma como o grupo tomou de assalto o mercado musical, num olhar próximo sobre a relação entre o vocalista Jason Williamson (antigo operário fabril), Andrew Fearn e o seu manager e editor Steve Underwood. Realizado por Christine Franz, passará no IndieLisboa antecipando a passagem dos Sleaford Mods no NOS Primavera Sound, onde irão servir“English Tapas” – disco lançado em Março deste ano.
Nove das sessões da programação do IndieMusic serão exibidas no terraço do Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado, considerado uma das obras de referência da arquitectura modernista em Portugal. As sessões de cinema ao ar livre do IndieMusic terão o apoio da cerveja MUSA, que habitará o terraço do Capitólio com um bar e várias opções de cerveja artesanal para acompanhar os filmes.
O universo da música estará também focado na secção Director’s Cut, com a exibição de “Minute Bodies: The Intimate World of F. Percy Smith”, realizado por Stuart Staples, vocalista dos Tindersticks. Partindo de imagens de arquivo F. Percy Smith e tirando partido da experiência musical de Stuart, o filme constrói uma narrativa silenciosa que abre espaço a novas leituras sobre o trabalho original do pioneiro documentarista britânico. O filme conta com banda sonora original dos próprios Tindersticks, em colaboração com Thomas Belhom e Christine Ott. O realizador Stuart Staples estará em Lisboa para apresentar a estreia do filme.
A programação da secção IndieMusic e do festival será divulgada em breve. O IndieLisboa decorre de 3 a 14 de Maio. Os bilhetes estarão à venda a partir de 19 de Abril.
Sem Comentários