De 16 a 26 de Março, a 16ª edição da MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa irá apresentar, entre competições, retrospectivas e ante-estreias nacionais, cerca de 500 filmes de animação.
Itália é o país convidado da edição de 2017, numa homenagem que inclui sessões de curtas contemporâneas, curtas que marcaram a história do cinema de animação italiano e retrospectivas a grande mestres da animação italiana, como Bruno Bozzetto (“Allegro non Troppo”, “Os Sonhos do Sr. Rossi”), Enzo D’Aló (“Pinóquio”) e Julia Gromskaya e Simone Massi.
Nesta edição, a competição internacional de longas-metragens é composta pelos filmes “A Minha Vida de Courgette“, uma estreia absoluta em Portugal, realizado por Claude Barras, que vem à MONSTRA apresentar o filme – nomeado para os Óscares 2017 como Melhor Filme de Animação; “Ludovigo e Luca – A Grande Corrida do Queijo“, realizado pelo norueguês Rasmus A. Sivertsen; “Louise à Beira-Mar“, de Jean-François Laguionie, “Molly a Monstrinha“, de Ted Sieger, Michael Ekblad e Matthias Bruhn; “The Anthem of the Heart“, do japonês Tatsuyuki Nagai; e “Window Horses – A Epifania Poética Persa de Rosie Ming“, uma produção canadiana realizada por Ann Marie Fleming.
A competir pelo Prémio Vasco Granja/SP Autores estarão 13 curtas portuguesas, produzidas no ano de 2016 por realizadores como Joana Toste, Pedro Serrazina, Filipe Abranches, Jorge Ribeiro, Pedro Brito, Paulo D’Alva e António Pinto, entre outros.
Como é habitual, a Monstra conta ainda com as secções de competição de Curtas-metragens, competição de Estudantes, competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e competição Monstrinha, a secção do Festival dedicada ao público mais novo.
Na secção Históricos vai ser exibido o galardoado filme “Persepolis”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, que em 2017 completa 10 anos, assim como “Chronopolis”, de Piotr Kamler, e “Max & Co.”, de Samuel Guillaume e Frédéric Guillaume.
O filme “A Tartaruga Vermelha“, o mais recente de Michael Dudok De Wit – que também está nomeado aos Óscares como Melhor Filme de Animação -, vai ser exibido em sessão especial. Bill Plympton, que no ano passado teve na MONSTRA uma retrospectiva sua, apresenta agora o seu mais recente filme, “Vingança“, uma estreia absoluta no nosso país.
Do Japão chega-nos “Ghost in The Shell: The New Movie“, realizado por Kazuchika Kise e produzido pela IG Productions, a mesma produtora do filme original de 1996. Já o filme “The Anthem of the Heart”, a segunda longa do japonês Tatsuyuki Nagai integra a competição internacional de longas.
Este ano e pela primeira vez, a MONSTRA vai ter no Cinema Ideal uma sessão dedicada à animação para adultos, Triple X, com uma selecção de filmes para maiores de 18 anos.
Uma das grandes novidades deste ano é o painel Animação e Realidade Virtual, que se realiza no Cinema São Jorge no dia 18 de Março. A animação tem sido utilizada como conteúdo para plataformas e projetos de realidade virtual, principalmente na indústria dos videojogos mas já está a dar os primeiros passos também na produção de conteúdos cinematográficos. Como oradores deste painel vão estar: Rachid El Guerrab (Project Manager ©Google Spotlight Stories), Tim Ruffle (realizador que colabora com os estúdios Aardman), Luke Ritchie (Head of Interactive Arts do Nexus Studios), Rui Guedes (Ground Control Games) e Rafael Antunes (Universidade Lusófona). Após conversa com os especialistas, o público poderá experimentar a tecnologia com os vários projetos dos participantes no painel, através de equipamentos HTC VIVE e Google Cardboard.
Aos fins-de-semana, na secção Pais e Filhos, a MONSTRA programa sessões gratuitas no Baby Monstra (para crianças até aos 3 anos), curtas italianas e longas-metragens para os mais novos, como “Iqbal, A Criança que Não Tinha Medo”, de Michel Fuzellier, Babak Payami, e ” Dois Amigos e um Texugo, de Rasmus A. Sivertsen, Rune Spaans. Além dos filmes, vai realizar-se durante o Festival workshops de animação para Pais e Filhos.
Ainda antes do arranque desta 16ª edição, a MONSTRA está a preparar uma série de actividades e exibições. No dia 3 de março é projectado o filme “Ovelha Choné” no Largo do Intendente, e no dia 9 de março inaugura, no Museu da Marioneta, a exposição “Vincent, Louise, Anatole e os outros… 20 anos do cinema de animação da JPL Films”, dedicada ao trabalho desta produtora francesa. Já no dia 10 de março, o Cinema Mais Pequeno do Mundo e a companhia francesa Ciné Troupe regressam à Praça Luís de Camões, com uma selecção de filmes da competição Curtíssimas, que competem pelo Amendoim de Ouro.
Haverá ainda sessões de cinema italiano na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, sessões de filmes portugueses premiados na MONSTRA na Sociedade Portuguesa de Autores e uma sessão de curtas musicadas ao vivo pelo maestro Carlos Alberto Moniz, no mesmo local.
As sessões MONSTRA realizam-se no Cinema São Jorge, Cinema Ideal, City Alvalade e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. De 16 a 26 de março, a MONSTRA estará à solta em Lisboa.
Mais informações aqui.
Sem Comentários