O BEAST – Festival Internacional de Cinema está de regresso para a sua 6ª edição, que acontece de 27 de Setembro a 1 de Outubro em 5 espaços da cidade do Porto, sob o tema “no happy ever after”.
A competição oficial deste ano conta com 37 curtas-metragens de 22 países, repartida em 4 categorias: EAST WAVE (ficção), EAST DOC (documentário), EXPERIMENTAL EAST (experimental) e a mais recentemente criada ANIMAEAST (animação). O júri deste ano é composto por Ewa Szabłowska, Francisco Moura Relvas, Ieva Norvilienė, Matevž Jerman, Ruben Sevivas e Xu Moru.
Todos os anos, o BEAST dedica um espaço da sua programação à cena cinematográfica de um país, na secção FOCUS COUNTRY. Este ano, o país em Foco é a Eslovénia, com uma proposta de programação criada com o apoio do Slovenian Film Center.
A sessão de abertura BEAST conta com três curtas-metragens, de três realizadoras da Eslovénia: “Granny’s Sexual Life“, de Urska Djukic, “Steakhouse“, de Spela Cadez e “Sisters“, de Kukla. Obras que colocam no centro das discussões as vidas, as lutas e as vitórias das mulheres, do passado e do presente, de pontos de vista de diferentes gerações, em diferentes formatos cinematográficos.
O festival exibe também uma sessão especial de “LGBT_SLO_1984“, de Boris Petkovič, um documentário que ilustra o processo de evolução dos direitos LGBTQIA+ na Eslovénia, tal como os movimentos artísticos que acompanharam essa história. Eslovénia que, em 2022, se tornou o primeiro país pós-comunista a legalizar o casamento por pessoas do mesmo sexo. O filme integrará igualmente a secção Queer do festival.
Destaque também para duas sessões de SCHOOL VISIT, criadas em parceria com a Academia de Teatro, Rádio, Cinema e Televisão, em Ljubljana e a Escola de Artes da Universidade de Nova Gorica – uma selecção das melhores curtas produzidas por estas escolas de cinema da Eslovénia nos últimos anos.
O festival oferece também uma retrospectiva de Karpo Godina, realizador jugoslavo de vanguarda que infundiu a radical “Onda Negra” na década de 1960, movendo-se entre o território da ficção e não-ficção. Serão apresentadas curtas-metragens do cineasta realizadas no período entre os anos 60 e os anos 70, incluindo “I miss Sonja Henie” (1971) ou “On the Art of Love or a Film with 14441 Frames” (1972), entre muitos outros títulos. Karpo Godina marcará presença no festival.
O festival apresenta ainda a primeira longa-metragem eslovena — “In the Kingdom of the Goldhorn“, de Janko Ravnik, num cine-concerto com a participação do artista sonoro Ivo São Bento. A fechar a secção de Foco Eslovénia, o festival criou um espaço para imersão no universo de video-art do país, com uma sessão de vídeos, FEAST | BODY, criada com o apoio da DIVA Station, que inclui uma performance pela artista Pauline Maure. O programa de Foco Eslovénia conta com o apoio do Slovenian Film Center, a Kinoteka, a DIVA Station e o Consulado Honorário da Eslovénia no Porto.
O programa CINE-GEOGRAFIA SOCIALISTA | ÁFRICA – EUROPA DE LESTE regressa ao festival, com a curadoria da investigadora Iolanda Vasile, fundadora da ONG South Talks. Promove uma sessão de visionamento do documentário “Incursion In Africa“, de Traian Cocoș, e Răzvan Marchiș, seguida de uma talk com Iolanda Vasile. Uma conversa que terá como ponto de partida a sua investigação sobre as ligações que a República Socialista da Roménia teve com vários países do continente africano entre os anos 1965- 1989, onde será discutido como os câmbios educacionais, principalmente no cinema, mas também em outras áreas, contribuíram para as transições políticas no continente Africano colocando as bases do processo de transição pós-colonial. O programa conta com o apoio do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, através do projecto EDU-AM.
Na secção VISEGRAD FILM HUB é apresentado o programa THE RAISIN PROPHECY: ESTER KRUMBACHOVÁ. Duas sessões dedicadas ao trabalho da argumentista, designer de produção, figurinista e realizadora fundamental na cena da New Wave Checa. A secção VISEGRAD inclui um programa em parceria com o festival Primanima, com a exibição de 8 curtas-metragens de animação. A secção terá também uma sessão especial de “Nightsiren” (2022), de Tereza Nvotová, filme vencedor do Leopardo de Ouro na categoria de Melhor Filme da secção Cineasti del presente da 75ª edição do Festival de Locarno.
POST PXRN — Radical Visibility é uma sessão programada em colaboração com o festival polaco Post Pxrn Film Festival Warsaw, que teve este ano a sua segunda edição. Festival que nasceu num contexto de protestos sociais e políticos, diante das pressões e retrocessos actuais com relação às minorias, e particularmente à comunidade LGBTQIA+. Reclama a resistência, a redescoberta do prazer como direito fundamental, e a liberdade, livre de imposições e narrativas religiosas. Neste programa serão exibidas curtas-metragens polacas produzidas entre 2021 e 2023.
O BEAST lança o programa RE/FOCUS: secção que surge de uma vontade de re/conectar com os Focus Countries das edições anteriores. Assim, a Lituânia, País em Foco em 2019, regressa através de uma sessão especial, com a exibição do documentário “Roberta” (2023), realizado por Elena Kairyte.
Por fim, nota para o programa DOCNOMADS — SHORT STORIES. Com a mostra de quatro curtas-metragens criadas por alunos do prestigiado DOC NOMADS Master Degree in Documentary Filmmaking, que conecta três faculdades (Universidade Lusófona, SZFE – University of Theatre and Film Arts Budapest e LUCA – School of Arts).
O festival conta com mais 10 eventos paralelos. Entre conversas, uma exposição de artes visuais e até uma experiência gastronómica performativa, o BEAST pretende activar todos os sentidos. Destaque para a Oficina de Animação, direccionada para crianças dos 8 aos 12, promovida em parceria com Primanima Hungary.
O BEAST acontece de 27 de Setembro a 1 de Outubro no Batalha — Centro de Cinema, Casa Comum – Cultura U.Porto, Casa das Artes, Cinema Trindade e Passos Manuel. O festival é organizado pela OKNA — Associação Cultural, com o apoio do International Visegrad Fund e da Câmara Municipal do Porto.
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