O FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema regressa entre os dias 4 e 11 de Outubro, naquela que será a sua 17ª edição. O evento, que tem sede na cidade de Espinho, volta a alargar a sua presença às cidades de Porto (Cinema Trindade) e Lisboa (Culturgest), à semelhança do que aconteceu em 2020. Pelas três cidades passará uma selecção de filmes da realizadora em foco nesta edição: a catalã Isabel Coixet.
De regresso está a secção profissional do festival, que promoverá um ciclo de masterclasses orientadas por profissionais de diversas áreas do cinema e audiovisual em formato presencial (no Multimeios de Espinho), com transmissão em simultâneo para o online. Mantêm-se, em sala, as competições principais do festival (Lince de Ouro, Lince de Prata, Grande Prémio Nacional, NEXXT e FESTinha), dedicadas a olhar alguns dos mais interessantes e emergentes nomes do cinema mundial.
Formada em história e com um passado na área da publicidade, Isabel Coixet rapidamente se tornou numa figura singular na cinematografia espanhola, fugindo a muitos dos estereótipos e discursos tradicionais do cinema local. Inequivocamente catalã, é uma pioneira na luta pela paridade de género na indústria cinematográfica, tendo sido uma referência no seu próprio país, não só pelo papel que teve na abertura de oportunidades para a entrada em cena de um conjunto de novas cineastas, mas também como uma das fundadoras e Presidente Honorária da EWA – European Women’s Audiovisual Network. O seu cinema lida frequentemente com muitos dos conflitos existencialistas mais relevantes dos nossos tempos. O ciclo que o FEST lhe dedica exibirá as longas Ninguém Quer a Noite (2015), A Livraria (2017), Ayer No Termina Nunca (2013), Learning to Drive (2014), A Minha Vida Sem Mim (2003), A Vida Secreta das Palavras (2005) e Elegia (2008); e a curta No Es Tan Fria Siberia (2016).
Em paralelo e em formato digital, decorrerá a décima edição do mais relevante fórum de projectos em desenvolvimento em Portugal: o FEST – Pitching Forum. O projecto permite que cineastas apresentem os seus projectos a produtores, financiadores, gestores de fundos e investidores de topo, abrindo portas na competitiva industria cinematográfica. A direcção do Pitching Forum está entregue ao agente de talentos Tim Corrie e ao produtor Paul Miller.
Sem Comentários