“Colo”, de Teresa Villaverde, é o filme de abertura do 14º IndieLisboa, e será exibido no dia 3 de Maio no Cinema São Jorge. O filme teve estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim, apresentando-se como uma reflexão sobre o caminho comum das sociedades europeias de hoje, sobre o seu isolamento e perplexidade perante as dificuldades que vão surgindo, sobre a vida nas cidades e dentro das famílias.
“I Am Not Your Negro”, o documentário de Raoul Peck com James Baldwin, é a sessão de encerramento do festival, exibido a 14 de Maio no Grande Auditório da Culturgest. O filme parte de um ambicioso projecto de James Baldwin, intitulado Remember This House, que tinha como missão ser um dos grandes livros sobre a história negra dos Estados Unidos da América. A verdade é que nunca chegou a sair da gaveta, nem terá sequer ultrapassado as 30 páginas dactilografadas. Serviu no entanto a Raoul Peck como a centelha que deu origem a uma radiografia sobre a lutas pelos direitos civis nos EUA, problematizando as questões de raça em Hollywood e na sociedade americana dos últimos 30 anos. Com narração de Samuel L. Jackson, o documentário usa as palavras originais de Baldwin e material de arquivo inédito. O filme terá ante-estreia nacional no IndieLisboa e estreia comercial a 18 de Maio pela distribuidora Midas Filmes.
O 14º IndieLisboa decorre de 3 a 14 de Maio, em Lisboa, no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Cineteatro Capitólio. A programação (ainda sem horários de exibição) pode ser consultada no site oficial. A venda antecipada de bilhetes decorre de 19 de Abril a 2 de Maio na bilheteira central da Culturgest (excepto 1 de Maio) e na rede Ticketline e, também, nos dias 1 e 2 de Maio na bilheteira central do Cinema São Jorge.
Sem Comentários