Começa hoje a 13ª edição do festival IndieLisboa, que tem estado em antecipação no Deus Me Livro desde a apresentação do programa deste ano. E, entre um dia de abertura preenchido, destacamos as propostas que passarão em simultâneo (21h30) no Cinema São Jorge e na Culturgest – o mais difícil é mesmo escolher.
Na Sala Manoel de Oliveira do lendário cinema da Avenida da Liberdade, temos uma Sessão Especial com “Love & Friendship”, de Whit Stillman, que marcará presença para apresentar o filme. A partir do romance não publicado de Jane Austen, “Lady Susan”, Stillman traz-nos uma comédia de época que remonta até à última década do século XVIII, no contexto social inglês dos bons costumes da burguesia endinheirada e da nata aristocrata. No centro do enredo está uma decisão de Lady Susan: passar uma temporada na casa dos sogros para fazer esquecer os rumores que a circundam.
Por sua vez, no Grande Auditório da Culturgest, o oposto. Acompanhamos uma subversiva cidade de Caracas na primeira longa-metragem de Lorenzo Vigas (que lhe valeu o Leão de Ouro em Veneza). “Desde Allá” – na secção Silvestre -segue o bem sucedido Armando, um homem de meia idade que tem por hábito persuadir jovens a acompanhá-lo até casa. Não quer tocá-los, apenas observá-los. Acabará por se envolver numa relação tormentosa com um adolescente criminoso, líder de um gangue.
O festival IndieLisboa conta com várias sessões ao longo do dia, de 20 de Abril a 1 de Maio, distribuídas pelo Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.
Sem Comentários