É uma boa notícia para quem gosta de cinema independente vindo dos Estados Unidos. Entre 30 de Novembro e 8 de Dezembro, o Cinema São Jorge irá ser a cada do Outsiders – Cinema Independente Americano, que dará a conhecer, em exibição inédita nas salas portuguesas, 22 filmes de produção independente.
Dar destaque a filmes americanos independentes e preencher algumas lacunas em termos de exibição destes filmes em Portugal é o objectivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) com a primeira edição do ciclo Outsiders – Cinema Independente Americano, que apresenta uma selecção de filmes produzidos nos EUA entre 2006 e 2020, alguns deles premiados e nunca antes exibidos em Portugal. O Outsiders, uma iniciativa da FLAD que conta com a co-produção do Cinema São Jorge, inclui 14 longas-metragens e 8 curtas-metragens que, na sua maioria, envolvem produções de baixo custo, gravação em vídeo digital ou diálogos improvisados, apresentando um olhar diferenciado sobre a vida contemporânea dos jovens adultos americanos.
Uma selecção da qual fazem parte géneros e narrativas clássicas, filmes estreados (e alguns premiados) em festivais como Sundance, SXSW, Tribeca ou Berlim e que, por diversas razões, passaram ao lado da programação e dos circuitos de distribuição em Portugal.
O ciclo abre a 30 de Novembro com a exibição de “Tiny Furniture“, de Lena Dunham, realizadora, produtora e actriz, autora da série da HBO “Girls”, da qual o filme parece ter sido a matriz. A sessão de encerramento terá lugar a 8 de Dezembro com “The Rider“, filme de Chloe Zhao imediatamente anterior à sua consagração nos Óscares do ano passado. Ambos serão projectados pela primeira vez em Portugal.
Pelo meio, serão exibidos filmes marcantes (várias primeiras obras) de realizadores — Robert Greene, Rick Alverson, Eliza Hittman, Amy Seimetz, Khalik Allah, James N. Kienitz Wilkins — com outros projectos já conhecidos no nosso país. Alguns dos nomes são totalmente inéditos em Portugal, como os casos de Frank V. Ross, Patrick Wang, John Magary e dos irmãos Bill e Turner Ross.
De destacar ainda a exibição de uma série de curtas-metragens dos irmãos Safdie, escolhidas pelos realizadores propositadamente para o Outsiders, bem como a passagem de dois filmes de Joe Swanberg (um deles, “Nights and Weekends“, co-assinado por Greta Gerwig, uma das musas do cinema indie dos anos 2000), um dos realizadores mais prolíficos destes últimos anos e mais desconhecidos em Portugal, que virá a Lisboa apresentar as sessões.
Em Março/Abril do próximo ano, o Outsiders irá passar pela ilha Terceira, nos Açores.
Sem Comentários