A 15ª Festa do Cinema Italiano realiza-se em Abril de 2022. Em Lisboa, acontece de 1 a 10 de Abril, em quatro salas: Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa e Culturgest. Como habitualmente, o festival vai passar por mais de dez cidades portuguesas, estando já confirmada a realização, a partir de Abril, no Porto, Coimbra, Cascais, Setúbal, Penafiel, Alverca do Ribatejo, Beja, Aveiro, Leiria, Tomar, Almada e Caldas da Rainha, entre outras.
No âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), a Festa do Cinema Italiano presta uma homenagem ao autor e realizador, apresentando uma retrospectiva em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.
Para além da exibição dos seus filmes como realizador, é apresentada uma série de obras onde Pasolini colaborou ou que foram inspiradas pela vida e obra do autor, bem como documentários, num total de quase 25 filmes entre curtas e longas metragens.
Na Culturgest, serão ainda apresentados alguns filmes, encontros, conversas, debates, um espectáculo de teatro (Orgia, de Pier Paolo Pasolini, com encenação de Nuno M. Cardoso) e leituras sobre o universo poético e político de um dos mais importantes intelectuais do século XX.
Igualmente a partir de Abril, em colaboração com a Risi Film, algumas das mais emblemáticas obras cinematográficas de Pasolini estarão em exibição na com novas cópias restauradas na Festa do Cinema Italiano e nas principais salas de Portugal, em distribuição comercial. É o caso de filmes como Accattone (1961), Mamma Roma (1962), Comizi d’Amore (Assembleia de Amor) (1964) e Il Vangelo secondo Matteo (O Evangelho Segundo S. Mateus) (1964), Uccellacci e uccellini (Passarinhos e Passarões) (1966) e Edipo Re (Édipo Rei) (1976).
Mais informações em festadocinemaitaliano.com.
Sem Comentários