A Festa do Cinema Italiano, em colaboração com a Sociedade Nacional de Belas Artes e o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, apresentam a exposição Per Letizia, composta por algumas das mais emblemáticas obras da fotógrafa. A exposição realiza-se apenas durante uma semana, entre os dias 20 e 27 de Abril, na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, com entrada gratuita.
Uma oportunidade para conhecer e recordar uma artista irreverente e a sua luta contra a mafia, através da fotografia, num arquivo que conta com mais de 600 mil fotografias, que retratam as últimas décadas de Palermo, Fotografias que receberam o Prémio W. Eugene Smith for Humanistic Photography, ilustrando também os trinta anos dos violentos atentados contra os juízes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino.
Desde que começou a fotografar, em 1971, que a obra de Letizia Battaglia permanece estritamente ligada à cidade de Palermo. Foi a partir de 1974, como editora de fotografia do jornal L’Ora, que documentou os conflitos que abalaram a cidade, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, na época mais violenta da “guerra da Máfia”. Battaglia documentou também a vida dos bairros pobres da cidade, os movimentos políticos, o despertar de novos comportamentos sociais, produzindo imagens que se tornaram conhecidas no mundo inteiro.
Encarou a fotografia como um instrumento de intervenção e de denúncia social, que se uniu a uma extraordinária força expressiva e uma consciência formal, que marcam as suas fotografias com uma assinatura inconfundível e a tornaram num dos mais emblemáticos nomes da fotografia europeia da sua geração.
Feminista, ambientalista, mulher de esquerda, Letizia Bataglia fundou a revista Mezzocielo, com textos e fotografias feitas exclusivamente por mulheres. Posteriormente, fundou uma agência fotografia de informação e, em 2017, inaugurou o Centro Internacional de Fotografia de Palermo.
Sociedade Nacional de Belas Artes
Rua Barata Salgueiro 36, 1250-044 Lisboa – Tel: 932 468 062 / 213 138 510
Horário das exposições: Dias úteis: 12h00 /19h00, Sábado: 14h00 / 19h00
Encerra aos domingos e feriados.
Sem Comentários