Residente em Nova Iorque nos últimos vinte anos, Marie Losier é uma cineasta e curadora francesa, conhecida, sobretudo, pelos trabalhos filmográficos em torno de músicos, artistas e cineastas avant-garde. Guy Maddin, Tony Conrad, Alan Veg e Genesis Breyer P-Orridge são algumas das figuras representadas numa longa lista de documentários que parecem querer subverter as regras convencionais do género. Em plena era do digital, Marie Losier é uma cineasta comprometida com o analógico e com uma vontade, fora do vulgar, de criar arte em relação com os outros. A sua obra tem percorrido os principais palcos internacionais, assim como sido alvo de focos e retrospectivas em museus, galerias e bienais dentro e fora dos EUA. A partir do convite lançado pelo Curtas Vila do Conde, a artista desenvolveu uma exposição inédita, Excesso Chamalo, em parceria com David Legrand, que ocupará a Solar – Galeria de Arte Cinemática entre 9 de Julho e 4 de Setembro.Em paralelo com a exposição, o Curtas Vila do Conde exibirá ainda uma selecção de filmes da autora, assim como um programa de filmes escolhidos onde Losier olha algumas das obras que marcaram o seu percurso artístico.
A serem exibidas na sala 2 do Teatro Municipal de Vila do Conde, a Carte Blanche a Marie Losier integra, sobretudo, obras que a mesma descobriu no The Anthology Film Archives, fundado por Jonas Mekas, Stan Brakhage, Jerome Hill e Peter Kubelka. Filmes que, segundo Losier, são exemplos vivos e poéticos de uma certa liberdade de filmar, experimentar e brincar com os formatos convencionais. A selecção integra obras de Pola Chapelle, J. J. Murphy, George Kuchar, Tony Conrad, entre outros.
A exposição Excesso Chamalo inaugura a dia 9 de pelas 18h30, estando prevista a realização de uma visita guiada com a artista e David Legrand para o dia 13 de junho pelas 16h30. O programa paralelo da exposição inclui ainda a performance interactiva de rua La Galerie du Cartable, da autoria de David Legrand, a ter lugar às 21h15 de dia 13, assim como uma conversa entre Marie Losier, João Pedro Rodrigues e Sandro Aguilar a ter lugar no dia 14 de junho, às 14h30, na Sala 2 do Teatro Municipal de Vila do Conde.
Este programa foi desenvolvido no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.
PROGRAMAÇÃO CARTE BLANCHE MARIE LOSIER & DAVID LEGRAND
A Divided World, Arne Sucksdorf
A Mater of Baobab, Pola Chapelle
Black Cabinet, Christne Rebet
Evil of Dracula, Martha Colburn
Felix in Wonderland, Marie Losier
Hold me While I’m Naked, George Kuchar
Litany of Happy People, Karpo Godina
One Day, Séverine Hubard
Rock’n roll — In Loving Memory, François Reichenbach
Science Ficton, J. J. Murphy
Sex Without Glasses, Ross McLaren
Song for Rent, Jack Smith
Taxidermisez-moi, Marie Losier
The Musicians, Mikhaïl Kobakhidzé
The Ontological Cowboy, Marie Losier
The Touch Retouched, Marie Losier
The White Rose, Bruce Conner
Tony Conrand, DreaMinimalist, Marie Losier
Tony’s Oscular Pets, Tony Conrad
Sem Comentários