Já são conhecidos os filmes nacionais seleccionados para a edição 2020 do IndieLisboa, que compõem a Competição Nacional e a secção Novíssimos. Estão também disponíveis os vouchers Early Bird para o festival, cuja 17ª edição terá lugar de 25 de Agosto a 5 de Setembro. Ficam as devidas apresentação à boleia do comunicado de imprensa.
A Competição Nacional, uma das mais esperadas pelo público, traz este ano para as salas de cinema do festival, para já, 5 longas e 17 curtas metragens. Na competição de longas, será exibida A Metamorfose dos Pássaros, primeira longa metragem de Catarina Vasconcelos e que foi exibida este ano na Berlinale; O Fim do Mundo, de Basil da Cunha, seleccionada para o festival de Locarno e que conta a história de um jovem de 18 anos que depois de passar oito anos numa instituição correccional regressa à sua casa na Reboleira, além das estreias mundiais de Ana e Maurizio, de Catarina Mourão e Entre Leiras, de Cláudia Ribeiro e da comédia-romântica A Arte de Morrer Longe, de Júlio Alves.
Na competição de curtas, pode-se destacar O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente, seleccionado pelo Festival de Cannes 2020; A Mordida, de Pedro Neves Marques, estreado no Festival de Toronto do ano passado; Bustarenga, de Ana Maria Gomes, ou as estreias mundiais de Corte, de Afonso e Bernardo Rapazote; Errar a Noite, de Flávio Gonçalves e Mesa, de João Fazenda, num conjunto muito grande de vozes emergentes.
Já a secção Novíssimos, que apresenta obras de jovens cineastas que estão a dar os seus primeiros passos, traz o filme La Leyenda Negra, de Patricia Vidal Delgado, primeira longa metragem de uma realizadora portuguesa a ser exibida no festival de Sundance, em 2020, além de 13 curtas metragens nacionais de novas vozes do contexto cinematográfico do país, como Gonçalo Pina, com À Tarde, Sob o Sol, João Gonzalez com Nestor, Camila Vale com Selvajaria, entre muitos outros.
Para além da programação anunciada, estão abertas as vendas do Early Bird da caderneta com 10 bilhetes voucher, por apenas 25 €. De 23 de Junho a 23 de Julho, serão disponibilizadas 100 cadernetas com este preço especial para venda em que cada bilhete sai a 2,50 €. Mais informações em indielisboa.com/vouchers/vouchers-early-bird
A programação completa do IndieLisboa 2020 estará disponível, a partir do final de Julho, no site e aplicação oficiais do festival, onde poderão ser ainda descobertos os filmes que integram as Sessões Especiais, as Cerimónias de Abertura e Encerramento, alguns filmes ainda por anunciar de outras secções do festival, além da programação completa das actividades paralelas: as oficinas e actividades do IndieJúnior, as novidades do IndiebyNight, o programa de eventos para a indústria, as LisbonTalks, assim como os vários momentos de encontro entre o cinema e outras áreas artísticas. Haverá ainda espaço para algumas surpresas!
A 17.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema decorre entre os dias 25 de Agosto a 5 de Setembro no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e na Cinemateca Portuguesa (estando as sessões na Cinemateca Portuguesa sujeitas a alterações, dado o funcionamento da própria instituição, habitualmente fechada ao público em Agosto).
Imagem: A Metamorfose dos Pássaros, Catarina Vasconcelos
Sem Comentários