O mais recente cinema ucraniano vai mostrar-se no Porto nos dias 11 e 12 de Dezembro, em sessões de entrada livre que terão lugar na Casa das Artes.
São quatro as estreias nacionais, numa iniciativa do Ministério das Políticas de Informação e do Kyiv Molodist International Film Festival, com o apoio da DGArtes e da Pluseast – Associação Cultural. Todos os filmes serão legendados em português e em inglês.
Ficam sinopses e trailers dos quatro filmes.
11 Dezembro | 18h00
A Guerra das Quimeras
Anastasiia Starozhitska, Mariia Starozhitska, Ucrânia, 201, Documentário, 94′, M/16
A história de guerra, amor e morte, documentada em primeira mão por quem viveu os eventos. Fora do ecrã e no ecrã estão os dois – um rapaz e uma rapariga. Ele voluntareou-se para ir na frente, ela chega depois da batalha. Ele foi para o caldeirão de Ilovaysk, perdeu os seus grandes irmãos-soldados. Ela, enquanto viajava por cidades em ruína, lutava para compreender a essência da guerra e do amor.
11 Dezembro | 21h00
Quando as Árvores Caem
Marysia Nikitiuk, Ucrânia/Polónia/Macedónia, 2018, Ficção, 88′, M/16
A história de Vitka uma pequena rapariga rebelde, da sua prima e namorado – Larysa e o jovem criminoso Scar – numa aldeia da Ucrânia. Depois da morte do pai, Larysa sente-se perdida. Enquanto anseia tornar-se independente, a comunidade da aldeia ostraciza-a por estar
apaixonada por Scar. Larysa descobre que a sua avó sacrificara o amor por um jovem cigano, abandonando-o pelos valores tradicionais e por culpa das opiniões de outros.
12 Dezembro | 18h00
De Cabeça
Marina Stepanska, Ucrânia, 2017, Ficção , 105’, M/16
(foto acima)
“De Cabeça” é uma história sobre a geração pós-revolucionária de jovens Ucranianos à procura do seu lugar numa Ucrânia moderna. Segue duas pessoas desnorteadas que se encontram num momento crucial das suas existências e experienciam alguns dias de felicidade juntas.
12 Dezembro | 21h00
Ciborgues
Akhtem Seitablaev, Ucrânia, 2017, Ficção, 112’, M/16
É a história de várias semanas de serviço militar em Setembro de 2014. Um grupo de militares voluntários chega ao Aeroporto de Donetsk pela primeira vez – o aeroporto é controlado por Ucranianos durante mais de 4 meses de guerra.
Sem Comentários