O Porto/Post/Doc tem regresso marcado de 23 de Novembro a 1 de Dezembro de 2019, ocupando o Teatro Municipal do Porto – Rivoli e o Cinema Passos Manuel. O festival apresenta uma retrospectiva do realizador lituano Audrius Stonys, numa edição dedicada à reflexão sobre as identidades.
Audrius Stonys é o autor premiado de obras documentais de carácter híbrido ou ensaístico, como “Earth of the Blind” (1992) ou “Uku Kai” (2006), dois dos setes filmes que serão exibidos. O realizador marcará presença no festival para apresentar as sessões da retrospectiva, realizada em parceria com o Lithuanian Film Center. Além disso, o festival programou ainda uma carta-branca de Stonys a partir da obra do seu compatriota, Jonas Mekas, falecido recentemente.
O foco e a carta-branca integram o vasto programa do festival que, este ano, será dedicado a uma reflexão em torno das identidades, da vertente antropológica, que propõe pensar o eu na sua relação com o outro e a sociedade, questionando a forma como a lei determina quem tem o poder de constituir uma identidade. O que «significa» ser uma mulher, um negro, um bissexual, ou qual a pertinência de um pensamento identitário, serão algumas das questões a ver e a debater com realizadores, programadores e teóricos no já habitual Fórum do Real.
Para 2019, o festival apresenta uma outra novidade: a reformulação do prémio da Competição Cinema Novo, para filmes realizados por estudantes portugueses ou a estudar em Portugal, e que agora consagra um valor de 500€ ao vencedor, atribuído pelo Canal180, e ainda 500€ em serviços atribuídos pela Smiling. As inscrições para esta competição são gratuitas e continuam abertas até ao dia 15 de setembro.
O Porto/Post/Doc programa ainda uma carta-branca às realizadoras Alice Eça Guimarães e Mónica Santos e junta-se, assim, à iniciativa comemorativa dos 20 anos da Agência da Curta Metragem, uma mostra de cinema português pensada por cineastas convidados, intitulada “Carta Branca aos Realizadores Portugueses”.
A edição de 2019 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) – Ministério da Cultura, CVRVV – Vinho Verde e de vários outros parceiros imprescindíveis à realização do festival.
Sem Comentários