A Monstra – Festival de Animação de Lisboa está de regresso à capital entre os dias 20 3 31 de Março. Na sua 18.ª edição, a Monstra apresenta mais de 550 filmes, oriundos de países dos 5 continentes, entre longas, curtas e curtíssimas, nos diversos programas que abrangem as competições e outras secções programadas: DoKAnim, TerrorAnim, Históricos, Japão, Animação Experimental, Retrospectivas, Homenagens, Monstrinha e muito mais.
2019 é o ano em que o festival tem como país convidado o Canadá, uma das cinematografias mais reconhecidas no mundo. Nesta homenagem, serão apresentadas retrospectivas de realizadores como Norman McLaren, Frédéric Back e Caroline Leaf e uma retrospectiva do National Film Board of Canada, grande produtora de cinema independente canadiana, que este ano completa 80 anos de existência.
As competições, com cerca de 200 filmes, terão como sempre muitas estreias nacionais. A Competição internacional de longas-metragens é composta por 7 filmes, 6 dos quais são estreias nacionais. Destaque aqui para o filme “Mirai”, do mestre japonês Mamoru Hosoda, nomeado para os Óscares 2019 e em estreia nacional.
Outro destaque desta edição é a retrospectiva “A BD no Cinema de Animação”, com a exibição de cinco longas-metragens inspiradas nas histórias de Corto Maltese, e a exibição do filme “Tintim e os Prisioneiros do Sol” (a BD, de 1969, comemora agora 50 anos). Destaque também para a retrospectiva japonesa com a integral de Satoshi Kon, realizador que deixou um legado de enorme sensibilidade na história da animação.
Os mais pequenos não ficam esquecidos. Tanto nas sessões escolares, nas sessões Pais e Filhos ou nas sessões para bebés, a Monstrinha apresenta o melhor da animação mundial para miúdos. A destacar, logo no arranque, dia 20 de março, a antestreia de “Cai Na Real, Corgi”, de Ben Stassen, filme de aventuras para toda a família, e a homenagem ao Rato Mickey, na Cinemateca Júnior.
Nas Actividades Paralelas, apresentam-se dez exposições com homenagens e trabalhos de grandes autores nacionais e internacionais, na Sociedade Nacional de Belas Artes, na Cinemateca Portuguesa, no Cinema São Jorge e no Museu da Marioneta, onde já está em exibição “A Magia dos Estúdio Aardman”. Em foco também a música em diálogo com o cinema de animação, com Pierre Kwenders, acompanhado ao vivo pelo ilustrador António Jorge Gonçalves; “As Quatro Estações” de Vivaldi, tocadas pela Escola Superior de Música de Lisboa; a Lisbon Poetry Orchestra numa performance que junta poesia, música e animação; e ainda, no Hot Clube de Portugal, a 4ª edição do JazzAnim.
Brevemente será divulgada a competição portuguesa da Monstra 2019 e, antes do arranque, a 20 de março, a Monstra pode ser vista pelas ruas de Lisboa com um programa pré-festival anunciado no site monstrafestival.com.
Sem Comentários