A Festa do Cinema Italiano está de regresso à programação cultural do país entre 5 e 13 de Abril. Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal são as cidades que recebem a 10ª edição do evento cinematográfico.
Em 2017, pela primeira vez, a programação decorre em simultâneo nos cinco espaços elegidos pela organização. Segundo o diretor artístico do evento, Stefano Savio, esta escolha “ajuda muito na promoção, comunicação e divulgação do festival”. Além disso, algumas sessões vão ser projectadas à mesma hora nas diferentes cidades em festa, conferindo “força” ao projecto. Contudo, esta é só a primeira fase do Festival do Cinema Italiano. A segunda parte promete estender-se a mais quinze cidades portuguesas e a três países lusófonos. Deste modo, além de uma passagem pelos Açores e pela Madeira, também Brasil, Angola e Moçambique vão fazer parte desta celebração.
Durante o decorrer do festival, o trabalho de um dos maiores nomes da cinematografia italiana, Dino Risi, vai ser relembrado e homenageado a propósito do centenário do seu nascimento. Deste modo, será possível rever alguns clássicos do cineasta, entre os quais, “Mostri”, “Profumo di donna” e, por fim, “Il Sorpasso” – o título que deu origem à associação cultural que promove a Festa do Cinema Italiano em Portugal.
Relativamente à programação, como é habitual, está divida em categorias distintas. Enquanto aguardamos a revelação de todos os horários e locais, é possível tomar nota dos filmes constituintes de cada secção.
Panorama
Os grandes sucessos do ano podem ser vistos nesta primeira categoria. São seleccionados trabalhos reconhecidos em festivais internacionais, tais como Cannes, Veneza e Berlim.
“Le confessioni”, Roberto Andò
“Perfetti sconosciuti”, Paolo Genovese
“Si Dio vuole”, Edoardo Maria Falcone
“La stoffa dei sogni”, Gianfranco Cabiddu
“Smetto quando voglio” – Masterclass, Sydney Sibilia
“Veloce come il vento”, Matteo Rovere
“Tommaso”, Kim Rossi Stuart
“Lasciati andare”, Francesco Amato
“Qualcosa di nuovo”, Cristina Comencini
“Indivisibili”, Edoardo de Angelis
“Che vuoi che sia”, Edoardo Leo
“7 minuti”, Michele Placido
Competitiva
À semelhança das edições anteriores, concorrem sete obras de autores promissores ao prémio de melhor filme do festival. Até ao momento sabemos que a actriz Rita Blanco fará parte do júri, mas o prémio dedicado às primeiras ou segundas obras vai ser dado por um júri profissional da área cinematográfica.
“La pelle dell’orso”, Marco Segato
“Orecchie”, Alessandro Aronadio
“Piuma”, Roan Johnson
“Un bacio”, Ivan Cotroneo
“Fiore”, Claudio Giovannesi
“La ragazza del mondo”, Marco Danieli
Altre Visioni
Para quem procura originalidade e surpresa, o Altre Visioni oferece inovação estética e experimentação na concepção das produções fílmicas. O debate sobre a evolução e a constante mutação da linguagem cinematográfica é o grande objectivo desta secção.
“Spira Mirabilis”, Massimo D’Anolfi e Martina Parenti
“My Italy”, Bruno Colella
“Le ultime cose“, Irene Dionisio
“I tempo felici verranno presto”, Alessandro Comodin
Amarcord
Os clássicos do cinema italiano também fazem parte da programação do festival. A tentativa de seleccionar e recuperar os filmes mais marcantes da cultura italiana é uma das tarefas da organização. Para isso serão exibidas cópias restauradas digitalmente que homenageiam o passado e permitem uma retrospectiva. Neste caso teremos uma grande homenagem a Dino Risi.
“Poveri ma belli”, Dino Risi
“Il vedovo”, Dino Risi
“Una vita difficile”, Dino Risi
“Il sorpasso”, Dino Risi
“I monstri”, Dino Risi
“Il gaucho”, Dino Risi
“Operazione San Gennaro”, Dino Risi
“Vedo nudo”, Dino Risi
“Profumo di donna”, Dino Risi
“Sono fotogenico”, Dino Risi
Focus
Todos os anos esta secção do festival pretende dedicar um espaço privilegiado a uma personalidade, região ou temática. Nesta edição, a cidade de Nápoles é o grande foco da programação. Por esse motivo a cultura napolitana marca presença no cinema, mas também em actividades musicais, gastronómicas e literárias. Destaque para a escritora Elena Ferrante que vai surgir associada a algumas actividades deste espaço.
Espera-se, por exemplo, o espectáculo “Napoli sentimental”, com a presença da cantora Mísia e do maestro Fabrizino Romano para um momento de leitura dos textos da autora por actores portugueses. Também vai ser possível assistir ao filme “L’amore molesto”, de Mario Martone – uma produção cuja autora é Elena Ferrante.
Depois do sucesso do último ano, a Festa do Cinema Italiano recebe também a segunda temporada de “Gomorra”, uma ante-estreia nacional. E, finalmente, está programado o “L’atelier di cinema del reale”, com quatro curtas realizadas por jovens de Nápoles. Um momento que pretende suscitar o debate e a reflexão.
Il Corto
Este espaço é dedicado às curtas-metragens. O objectivo passa por explorar a liberdade criadora de cada projecto cinematográfico, ao mesmo tempo que se promovem novas formas de trabalho e expressão.
“Pagliacci”, Marco Bellocchio
“Alice”, Chiara Leonardi
“Atlante 1793”, Maria Giovanna Cicciari
“Colazione sull’erba”, Edoardo Ferraro
“Dodicini pagine”, Ricardo Caruso, Roberto Tenace, Luigi Lombardi, Elisabetta Falanga
“Era ieri”, Valentina Predicini
“Notturno”, Fatima Bianchi
“Vanilla”, Rosella Inglese
“Armandino e il Madre”, Valeria Golino
“The Wholly Family”, Terry Gilliam
“Caserta Palace Dream”, James McTigue
Piccolini
Este ano a Festa do Cinema Italiano apresenta uma parceria com a Monstra – Festival de Animação de Lisboa, que se revela nas actividades e filmes agendados para a secção Piccolini. Toda a programação destinada aos mais novos está a cargo da Monstra que, curiosamente, homenageia também Itália na 16ª edição do seu festival, que decorre até dia 26 de Março.
A música também marca uma forte presença em Lisboa através do concerto Spaghetti Fusion Project, no dia 8 de Abril, às 19h30 no Cinema São Jorge, assim como a gastronomia italiana, que apresenta uma Rota de Sabores por alguns restaurantes da cidade lisboeta.
O Festival tem durações diferentes em cada cidade. Na capital acontece de 5 a 13 de Abril, no Porto de 5 a 12 de Abril, em Coimbra de 5 a 7 de Abril, em Almada de 5 a 12 de Abril e em Setúbal de 7 a 9 de Abril.
O programa da Festa e todas as informações podem ser acompanhadas no site oficial e na página do facebook. O bilhete para as sessões pode variar entre os 3€ e os 4€.
Sem Comentários