Entre 30 de Março e 7 de Abril, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano está de volta a Lisboa para a sua 9ª edição. O objectivo, esse, continua a ser o mesmo: apresentar o melhor do cinema produzido em Itália aliado à experiência daquilo que é ser-se italiano, através de momentos de cultura e de lazer que marcam a agenda cultural da cidade.
Para além de decorrer, como habitualmente, no Cinema São Jorge – que no ano passado contou com 11 000 espetadores -, o festival realiza-se, pela primeira vez, nos Cinemas UCI – El Corte Inglés, com uma programação especial. Segundo Stefano Savio, diretor do 8 ½, “com esta presença, procuramos chegar a pessoas que, por vezes, estão distantes do circuito dos festivais de cinema e que desejamos integrar no nosso público e no espírito da Festa”.
O filme de abertura será “Il Racconto dei Racconti” (Tales of Tales/O Conto dos Contos) – fotos acima -, de Matteo Garrone, realizador dos premiados “Gomorra” e “REality – A Grande Ilusão”. Concorrente à Palma de Ouro do Festival de Cannes 2015, o filme é inspirado nos contos de fadas clássicos italianos e conta com um elenco de excepção, onde se destacam Salma Hayek, Vincent Cassel e Toby Jones nos papéis principais.
Há também uma homenagem a Ettore Scola (na foto), um dos grandes mestres do cinema italiano, falecido no passado dia 19 de Janeiro e cujo último filme – “Que Estranho Chamar-se Federico” – foi exibido em ante-estreia na edição passada do festival. Scola assinou alguns dos filmes mais icónicos da cinematografia transalpina, obras-primas como o vencedor do prémio Cesar “Tão Amigos Que Nós Éramos” -, o enorme sucesso de público “Feios, Porcos e Maus” e os nomeados aos Óscares e à Palma de Ouro de Cannes “Um Dia Inesquecível”, “O Terraço” e “A Família”.
Destaque também para o espaço que a Festa do Cinema Italiano dá regularmente aos grandes sucessos internacionais da sua cinematografia. Após exibir, nas passadas edições filmes como “O Leopardo” e “Cinema Paraíso”, este ano será a vez de passar uma nova versão digital de um verdadeiro clássico popular, premiado com três Óscares: “A Vida é Bela” – foto acima -, de e com Roberto Benigni.
Outra das novidades da edição de 2016 é a expansão da Festa por um número ainda maior de cidades portuguesas. La Bella Italia estende-se assim para lá da Grande Alface: em Cascais, de 15 a 17 de Abril; em Coimbra, de 18 a 20 de Abril; no Porto, de 21 a 24 de Abril; em Loulé, de 12 a 14 de Maio; nas Caldas da Rainha, de 13 a 15 de Maio; e ainda noutros locais, cujas datas serão anunciadas brevemente. Há também o reforço da presença em vários países lusófonos, sendo de destacar o forte crescimento no Brasil onde, para além de Porto Alegre, estará em mais seis cidades.
De salientar ainda as actividades paralelas que fazem parte da tradição do festival, tais como: a Festa de Abertura, sempre divertida e surpreendente; a Rota dos Sabores, um roteiro dos melhores representantes da gastronomia italiana em Lisboa seleccionados pela Festa do Cinema Italiano – e com descontos para os espetadores do festival; Italiano Per Principianti, aulas de introdução à língua italiana em locais emblemáticos; o sempre esgotado Cine-Jantar, um evento onde o cinema é aliado à gastronomia; e Piccolini, secção dedicada aos espectadores mais pequenos, com filmes e actividades didácticas, que regressa pela segunda vez à Festa do Cinema Italiano após o grande sucesso na edição do ano passado. Para além destas, estão ainda previstas outras actividades ligadas à moda, à música e às artes plásticas.
Os bilhetes têm um preço a partir dos 4€. As novidades podem ser acompanhadas acompanhadas no site oficial e, também, na página de facebook.
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.
Sem Comentários