A 4ª edição do International Atlàntida Mallorca Film Fest, festival de cinema online dedicado ao cinema europeu, está de volta através da plataforma Filmin Portugal de 10 de Dezembro a 10 de Janeiro. O festival internacional pretende dar a conhecer ao público uma selecção de filmes europeus que nunca foram exibidos nas salas. A programação da Filmin conta com 16 títulos, incluindo estreias nacionais e exclusivos. Os filmes são produções de França, Reino Unido, Países Baixos, Alemanha, Espanha e Bélgica. Ficam as devidas apresentações.
Destaque para “O Rapaz Mais Belo do Mundo” (The Most Beautiful Boy in the World), de Kristian Petri e Kristina Lindström. Documentário sobre Björn Andrésen, o icónico Tadzio de “Morte em Veneza”, de Luchino Visconti. Um filme sobre o culto ao mito, o poder devorador e abrasivo da fama e, finalmente, sobre o preço da beleza. Cinquenta anos após a estreia de “Morte em Veneza”, Björn leva-nos numa viagem extraordinária feita de memórias pessoais, história cinematográfica, poeira estelar e eventos trágicos no que poderia ser a última tentativa de finalmente recuperar controlo da sua vida. Sem dúvida, um dos documentários mais esperados do ano.
“Lost Boys“, de Joonas Neuvonen e Sadri Cetinkaya, é um dos documentários mais perturbadores da década. Dois amigos são libertados da prisão e decidem fazer uma viagem até à Tailândia e Camboja marcada pelo sexo, drogas e descontrolo. Um deles desaparece misteriosamente e o outro decide partir numa emboscada que o levará aos lugares mais sórdidos do mundo.
Da Bélgica chega “Madly in Life” (Une vie démente). Ann Sirot e Raphaël Balboni estreiam-se com este feel good movie que explora os caminhos únicos e inescrutáveis que só a família pode percorrer. Tão terno quanto exuberante.
Aclamado no Festival de Berlim e no Festival de Sundance, “Human Factors“, de Ronny Trocker, é um thriller doméstico de alta tensão com ecos de Haneke sobre as férias perturbadas de uma família burguesa por um evento misterioso.
O festival apresenta ainda a versão restaurada em 4K da obra de culto “Friendship’s Death” (1987), de Peter Wollen. Num dos seus primeiros papéis, Tilda Swinton interpreta um andróide alienígena enviado à Terra em paz. Foi o único filme realizado pelo teórico de cinema Peter Wollen e transporta-nos para uma ficção científica que interliga os universos distintos de E.T e “Under the Skin” . A cópia restaurada foi apresentada na última edição do Festival de Cannes.
Esta edição conta com a particularidade de apresentar não só longas-metragens mas também uma série de animação com as pinturas de Joan Miró como pano de fundo. “Mironins” conta a história de três gotas de tinta que escaparam dos quadros de Joan Miró para viver aventuras divertidas e surreais no fascinante universo da arte e da imaginação. Uma série criada por Mikel Mas Bilbao e Celia Rico Clavellino, com a qual os mais pequenos se divertirão a explorar o imaginário de uma das grandes figuras da arte do século XX.
A partir de dia 10 de dezembro os filmes vão estar disponíveis na filmin.pt para todos os subscritores.
Programa International Atlàntida Mallorca Film Fest
Filmes:
O Rapaz Mais Belo do Mundo (The Most Beautiful Boy in the World), Kristian Petri, Kristina Lindström
Human Factors (Der menschliche Faktor), Ronny Trocker
A Oferenda (L’Ofrena), Ventura Durall
My Mexican Bretzel, Núria Giménez Lorang
Os Inocentes (Los Inocentes), Guillermo Benet
Ovelha (Ovella), Marc Puig Biel, Júlia Marcos Lázaro, Daria Molteni e Sergi Rubio González
Sempre Dijous, Joan Porcel
Todo a la vez, Alberto Fuguet
M.C. Escher: Viagem até ao Infinito (M.C. Escher: Journey to Infinity), Robin Lutz
Madly in Life (Une vie démente), Ann Sirot, Raphaël Balboni
Lost Boys, Joonas Neuvonen, Sadri Cetinkaya
Friendship’s Death, Peter Wollen
Everything at once, Alberto Fuguet
The Fall of the Swift (curta-metragem), Gonzalo Quincoces
Sighting 1978 (curta-metragem), Guillem Miró
Forastera (curta-metragem), de Lucía Aleñar Iglesias
Série:
Mironins, Mikel Mas Bilbao, Txesco Montalto
O Atlàntida Film Fest acontece com a colaboração de Agencia de Estrategia Turística de las Illes Balears (AETIB), Fundació Mallorca Turisme (FMT) e MEDIA es Creative Europe.
Sem Comentários