Sabemos que os oceanos são grandes massas de água salgada, que cobrem uma significativa parte da Terra e que são essenciais para o equilíbrio entre a vida, quer na Terra quer na água. Haverá um oceano ou oceanos? Devido ao seu tamanho colossal, a ciência classificou-os como sendo cinco, tendo em consideração a localização geográfica e a variação climática.

“A Magia dos Oceanos” (Lilliput, 2025) é um livro para leitores curiosos, amantes de oceanos e da vida marinha. São múltiplos os segredos que os oceanos guardam. Sabiam que tuburão-martelo não tem nada de meigo e que o peixe-palhaço, de cores vibrantes, vive em harmonia com as anémonas? Que o sorriso mortífero do tubarão-branco, com mais de 300 dentes, é capaz de trincar 13 quilos de carne a cada dentada? Conhecem o canto das baleias-de-bossa? Cantam canções extraordinariamente complexas, que podem durar várias horas. Trata-se de um canto composto por inúmeros sons, que formam padrões e sequências, e a repetição de diferentes harmonias tornam cada canto único. Sabiam que, todos os anos, milhares de enguias rumam ao mar dos Sargaços para desovarem, regressando ao lugar onde nasceram cerca de 40 anos antes? Sabiam que existem cerca de 40 espécies de cavalos-marinhos? E que acasalam com o mesmo parceiro, que mantêm para toda a vida? Ou que, no primeiro encontro, podem dançar com os seus corpos longos e ósseos mais de oito horas?
Os oceanos escondem muitos segredos e histórias que nos enfeitiçam. Estes e muitos outros segredos são contados em nove pequenas e divertidas histórias, que se lêem em 5 minutos. São excelentes para ler em voz alta, sozinho ou a par. Um livro para leitores muito curiosos, que gostam de explorar o fundo dos oceanos e fazem da leitura uma aventura inesquecível, que possibilita ampliar o conhecimento sobre o mundo – por isso, no final de cada história, o leitor poderá encontrar algumas informações complementares, um trampolim para novas pesquisas. A ilustração, em plena harmonia com o texto, permite viajar pelo fundo do oceano, conhecendo seres únicos e fascinantes.

Gabby Dawnay é autora de inúmeros bestsellers infantis. Gosta de escrever essencialmente livros de não-ficção. É uma artista muito versátil, que se desdobra em actividades. Colabora regularmente com a revista OKIDO e é guionista de programas infantis de televisão. Leciona oficinas de arte, de leitura e de poesia em escolas, e já geriu uma galeria de arte contemporânea.
Mona K nasceu na Bulgária, mas aventurou-se a viver na Holanda, onde o vento e as bicicletas são abundantes. Formou-se em Design Gráfico. Quando criança, sonhava em trabalhar numa papelaria, onde pudesse experimentar todos os lápis novos ao chegar e estar cercada de cadernos com capas coloridas. É uma ilustradora apaixonada por tudo o que é pitoresco, fofo e excêntrico. Adora experimentar técnicas mistas, artesanato tradicional e, ocasionalmente, ilustração digital.
Sem Comentários