Quando pensamos que já se escreveu e ilustrou o medo do Escuro de todos os ângulos possíveis, eis que Peter Vegas e Benjamin Chaud nos oferecem uma boa surpresa de nome “Tens medo do Escuro? É que o Escuro tem muito medo de ti” (Nuvem de Letras, 2024).

Nesta sua aventura ilustrada, Vegas e Chaud apostam na subversão de um clássico: “O Escuro passa o dia inteiro a esconder-se da luz, dentro da gaveta onde guardas a roupa interior”. Peter Vegas fala-nos das dificuldades que o Escuro enfrenta por só poder sair à noite, não encontrando com quem brincar ou vendo-se aflito quando tenta subir às árvores – ou cortar o cabelo.

As ilustrações de Banjamin Chaud são, como habitualmente, um mimo, seja quando nos oferece uma visão do quarto, onde há brinquedos e roupa espalhados pelo chão, uma matrioska no móvel e um Mickey a espreitar na lombada de um dos livros; a gaveta das cuecas e das meias, onde repousa uma moeda esquecida; ou a forma como nos mostra um grupo de miúdos sentados à mesa, perdidos nos seus desenhos, atentando nos olhares, nas folhas, nos lápis mais ou menos (des)ordenados ou na cara pintada de uma das crianças. A imagem final do quarto convida a uma releitura, desafiando o pequeno leitor a descobrir as diferenças desde o momento em que assentou os pés neste quarto – com o medo do escuro já esquecido.
Sem Comentários