Seguem todos juntos – mas quem são todos? Uma avó chamada Lena. Uma meia. Um jovem rapaz chamado Nico. Um bebé chamado Louis. Um A chamado Álvaro. Uma mãe-tigre chamada Antónia. Uma pedra conhecida por Bettina. Um pássaro chamado Sophie. A planta chamada Mar. Duas fatias de pizza, a Anna e o Leo E, ainda, a Maria, a Noah, a Muriel, o Marcus, a Natza, o Hans, a Lia, o Dusty e a Maya. “Todos Juntos” (Planeta Tangerina, 2024) é uma narrativa visual, habitada por familiares e amigos que gostam de estar juntos, que têm vontade de fazer coisas em conjunto.
Quando um dos elementos do grupo lança um desafio, todos aceitam. Porque partilham o prazer do convívio, do contentamento de estarem juntos na praia, no teatro, na livraria, em casa – para um delicioso almoço ou jantar – e em muitos outros sítios que estão ainda por descobrir. O importante é a união, a convivência, a partilha do momento, como se houvesse um fio invisível que os unisse e os tornasse um complemento uns dos outros. O ritmo da confraternização é marcado por uma pergunta: “Onde vamos a seguir?”.
“Todos Juntos” é um livro magnifico. Escasso em palavras. Criativo, divertido, desafiador. Perguntador e lúdico, como num jogo onde o leitor é convidado a descobrir as particularidades de cada um, os interesses, os hobbies, os afazeres, os encontros – e o que possivelmente não faríamos se estivéssemos sozinhos.
Maria Nogueira Nössing é autora e ilustradora. Nasceu em Lisboa em 1984 e, depois de passar por Nova Iorque e Amesterdão, instalou-se em Berlim. Em 2011, criou a sua agência de comunicação visual, design e ilustração. Ajuda pessoas e marcas a definir e comunicar a sua identidade, traduzindo ideias e valores através de imagens. Combina o design com a ilustração e prefere sempre o papel ao ecrã. Na ilustração, inspira-se na psicologia, nas relações humanas, nos hábitos e rituais mundanos. O seu maior desejo é o de contar histórias que, embora simples e pessoais, sejam também universais, optimistas, leves e, acima de tudo, gentis. “Todos Juntos” ganhou uma Menção Honrosa na 5.ª edição de Serpa-Prémio Internacional para Álbum Ilustrado.
Sem Comentários