Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Um livro inovador acerca do modo como o ADN antigo mudou profundamente a compreensão da história humana.
Os surpreendentes avanços no campo da genómica obtidos pelas descobertas de geneticistas como David Reich estão a revestir-se de importância crescente para compreender a nossa ancestralidade, a par dos trabalhos desenvolvidos nas áreas da arqueologia e da linguística.
Em “Quem Somos e Como Chegámos Aqui”, David Reich conduz o leitor pela descoberta do genoma humano. Este fornece não só as informações de que um embrião humano necessita para se desenvolver, mas também a história oculta da nossa espécie. Reich explica como a revolução genómica está a transformar a nossa compreensão acerca dos nossos antepassados e como os estudos de ADN revelam as raízes profundas da diversidade humana.
De onde viemos e o que diz isso sobre as populações actuais? Ousado, mas muito bem documentado, o livro de Reich discute as diferenças biológicas entre as populações humanas, ao mesmo tempo que sublinha que essas diferenças não se ajustam aos estereótipos comummente aceites.
Baseando-se nas descobertas revolucionárias do autor e noutros estudos científicos avançados, “Quem Somos e Como Chegámos Aqui” é um vislumbre cativante da história da humanidade.
Sobre o autor
David Reich, professor de genética na Harvard Medical School e investigador do Howard Hughes Medical Institute, nos EUA, é um dos pioneiros no estudo do ADN humano antigo à escala global. Foi considerado pela revista Nature uma das dez pessoas importantes na ciência. Recebeu o Prémio Dan David em Ciências Arqueológicas e Naturais e a Medalha Darwin-Wallace pelas suas descobertas, incluindo a do cruzamento entre Neandertais e Homo sapiens.
Editora: Gradiva
Sem Comentários