Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Durante séculos ouvimos uma história bem conhecida sobre as origens das sociedades humanas e das desigualdades sociais: os seres humanos viveram a maior parte da sua existência na Terra em pequenos clãs de caçadores-recolectores. Depois, veio a agricultura, e com ela surgiu a propriedade privada. Por fim, criaram-se as cidades, e com elas nasceram as civilizações e as guerras, a burocracia, o patriarcado e a escravatura. Mas esta narrativa tem um problema: é falsa.
Assente em investigações inovadoras, este bestseller internacional traz-nos uma perspectiva radicalmente diferente acerca da história da humanidade, questionando os nossos pressupostos fundamentais sobre a evolução social – desde o desenvolvimento da agricultura e das cidades às origens do Estado, da democracia e da desigualdade -, e abrindo os nossos horizontes, ao mostrar que é sempre possível reinventar as nossas liberdades e os nossos modos de organização social.
Um livro monumental de um extraordinário alcance intelectual de que ninguém sairá indiferente e que vai, sem dúvida, alterar a nossa percepção da história humana.
Sobre os autores
David Graeber (1961-2020) foi professor associado na Universidade de Yale e professor de Antropologia na London School of Economics. Colaborou com Harper’s Magazine, The Guardian e The Baffler. Foi um pensador e um ativista de renome, tendo ganhado notoriedade nos protestos contra o Fórum Económico Mundial de 2002 e no movimento Occupy Wall Street.
David Wengrow é professor de Arqueologia Comparada no Institute of Archaeology da University College de Londres e foi professor visitante na Universidade de Nova Iorque. É autor de três livros, entre os quais “What Makes Civilization?”. Wengrow faz investigação arqueológica no terreno em várias regiões de África e do Médio Oriente.
Editora: Bertrand Editora
Sem Comentários