Muito provavelmente, quando era pequeno, o leitor deu por si a brincar com um jogo de encaixe, na maior parte das vezes um cubo, onde tinha de colocar cada forma no seu devido lugar, fosse ela um triângulo, um círculo ou, até mesmo, uma estrela. Em “Tirar & Pôr” (Orfeu Negro, 2015), Lucie Félix apropria-se da melhor forma desse imaginário lúdico, construindo um livro-puzzle que é um verdadeiro mimo.
Para brincar com este livro precioso, basta retirar a peça – em alguns casos duas – de cartão que se encontra na página da direita, segurá-la como se fosse um objecto muito frágil, respirar fundo e virar a página. Aí, o pequeno leitor irá encontrar o sítio certo para a encaixar, ao mesmo tempo que descobre uma nova peça para que possa continuar o jogo. Chegada à última página propõe-se uma viagem de regresso, permitindo novos encaixes e a releitura das palavras-verbo que enchem as páginas e ensinam, também, que a vida é feita de acções opostas que se complementam.
Para além de dinâmico e muito interactivo, “Tirar & Pôr” destaca-se pelas suas cores vivas e fortes, seja pelas faces de um cubo que pede ser aberto, de uma boca que grita para ser fechada ou de uma vela que quer muito ser apagada. Uma grande edição da Orfeu.
Sem Comentários