O BEAST – International Film Festival, dedicado a celebrar a cultura cinematográfica da Europa Central e de Leste, está de volta às salas de cinema do Porto. A quinta edição terá lugar entre 21 e 25 de Setembro, com um programa que dá destaque aos novos trabalhos e talentos europeus, de olhos postos nas preocupações sociais contemporâneas. A Competição Oficial do festival integra 28 filmes oriundos de 13 países. Há também masterclasses, festas, exposições, conversas, ou workshops.
Este ano o festival dedica um foco a Montenegro, que apresenta um total de 18 obras de realizadores montenegrinos. Com uma selecção dividida em quatro secções, este programa constitui uma oportunidade de conhecer mais a fundo a produção cinematográfica de um país que apenas conquistou a independência em 2006, promovendo a nova faceta do cinema montenegrino. Neste foco está incluído o filme de abertura do festival, “A Elegia de Laurel” (na foto), a primeira longa-metragem de Dusan Kasalica. O Focus Montenegro surge em parceria com o Montenegrin Film Center, Montenegrin Cinematheque, e tem o apoio do Consulado Honorário do Montenegro no Porto.
Na senda do foco dedicado a Montenegro, o BEAST IFF anunciou também um programa especial que homenageia a Ucrânia. O Highlight Ukraine! apresenta seis cineastas ucranianos emergentes, e inclui uma seleção do Kyiv International Short Film Festival e a exibição da longa-metragem coming-of-age “Stop Zemlia“, da cineasta Kateryna Gornostai, estreada e premiada no Festival de Berlim de 2021.
O BEAST – International Film Festival decorre em vários locais da cidade do Porto, de 21 a 25 de Setembro: Passos Manuel, Cinema Trindade, Casa das Artes, OKNA – Espaço Cultural e Livraria Térmita. A programação completa será anunciada no dia 6 de Setembro.
Sem Comentários