Um gato que ganha vida nas páginas de um livro, conseguem imaginar? Um gato com fome, que precisa de ir à casa de banho, empurra as páginas, anda às voltas, corre, mas não consegue sair do livro, e por isso grita desesperadamente: “Quero sair daqui!”. Será que alguém o consegue ouvir?
Após várias tentativas fracassadas, pensa que poderá encontrar a liberdade rasgando páginas mas, uma vez mais, a fuga não é possível – afinal, o livro é feito de muitas e muitas páginas. Face a tão grande impasse, teve a ideia de desenhar um amigo para lhe fazer companhia: um rato. Em conjunto, encontram uma solução que o leitor apenas conhecerá mesmo no final, e que envolve uma agradável surpresa.
“O Gato e o Rato Querem Sair Daqui” (Nuvem de Letras, 2021) convida o jovem leitor a intervir, a colaborar e a participar na história, assim como a manipular as páginas com a maior das curiosidades. Temos nas mãos um livro interactivo, para abanar, sentir, rodar e tudo o mais que a imaginação permitir.
O texto de Günther Jakobs parte de uma reinvenção de personagens representativas da literatura infantil – o gato e o rato -, e constrói uma ficção divertida, fantasiosa e bem-humorada. A ilustração oscila entre a página dupla ou simples, com fundo branco, recordando as páginas de um livro ou, com cor, o momento e as emoções vividas pelos personagens.
Günther Jakobs cresceu em Bad Neuenahr-Ahrweiler, na Alemanha, e estudou ilustração e design na Universidade de Ciências Aplicadas de Münster. Trabalha como ilustrador e autor há mais de 15 anos. A sua paixão são os livros ilustrados.
Sem Comentários