Seis clássicos noir americanos, como “O Terceiro Homem” e “O Homem do Braço de Ouro”, chegam dia 14 de Outubro à plataforma de streaming Filmin Portugal, que acrescenta ao seu catálogo filmes produzidos entre 1945 a 1955 que marcaram a história do cinema.
O Estrangeiro, (The Stranger, 1946), de Orson Welles em que o mesmo participa como actor. Um filme que revela o “outro” lado da imagem idílica do campo no cinema americano. À tranquila e poética cidadezinha de Harper (Vermont), chega Wilson (Robinson) na pista de um criminoso de guerra nazi, que descobre na pele de um dos mais conceituados cidadãos, em vésperas de casamento com a filha de um juiz do Supremo Tribunal.
Detour (1945), de Edgar G. Ulmer, sobre um pianista que mergulha num abismo infernal quando decide atravessar os EUA à boleia. Uma jóia perdida do noir série B de Edgar G. Ulmer modestamente rodado em 6 dias, assumindo influência europeia directa e reconhecível no trabalho de cineastas como Jean-Luc Godard.
Como um dos expoentes máximos do thriller noir, O Terceiro Homem (The Third Man, 1949), de Carol Reed com Orson Welles, numa aparição de antologia, terá tido um peso significativo na criação dessa atmosfera.
Um filme com sequências expressionistas de inigualável tensão através do génio narrativo de Graham Greene que assina o argumento, e com um elenco poderoso que inclui ainda a diva Italiana Alida Valli (Senso, Suspiria, The Paradine Case) e Trevor Howard (Mutiny on the Bounty). Um jogo de luz e sombras à volta do misterioso “terceiro homem”.
O Estranho Amor de Martha Ivers (The Strange Love of Martha Ivers, 1946), um drama noir evocativo realizado por Lewis Milestone e escrito por Robert Rossen (The Hustler), nomeado para Óscar de Melhor Argumento. Embora não seja um filme que marcou a memória cinematográfica, é um dos mais célebres e mais sombrio “noir” dos anos quarenta, com Barbara Stanwyc a interpretar o papel de oportunista (e assassina) sem escrúpulos, e Douglas na pele do seu timorato marido.
Sinatra apresenta uma das suas melhores performances no grande ecrã em O Homem do Braço de Ouro (The Man with the Golden Arm, 1955) do aclamado realizador Otto Preminger. Baseado no romance homónimo de Nelson Algren, este é um filme que mantém um estatuto histórico de coragem e inovação pelo tratamento arrojado de tema tabu e escandaloso na época. A história de um heroinómano (Sinatra) a tentar recompor a vida enquanto resiste às recaídas do vício levou à nomeação de Sinatra para o Óscar de melhor ator. A música de Bernstein também foi nomeada.
Por fim, Rajada de Morte (The Big Combo, 1955), considerado um dos maiores exemplos do género noir, graças a um dos mais icónicos diretores de fotografia do filme noir, John Alton e a clareza da realização de Joseph H. Lewis (Gun Crazy) a elevarem as mentiras e traições de um enredo quase banal ao nível de poesia expressionista, num claro-escuro texturizado como uma teia de aranha, que encerra as personagens entre a luz e as trevas e fez escola dentro do género.
Lista de filmes:
– Detour (1945)
– O Estrangeiro (The Stranger, 1946)
– O Terceiro Homem (The Third Man, 1949)
– O Estranho Amor de Martha Ivers (The Strange Love of Martha Ivers, 1946)
– O Homem do Braço de Ouro (The Man with the Golden Arm, 1955)
– Rajada de Morte (The Big Combo, 1955)
Sem Comentários