Setúbal prepara-se para receber a 3ª edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, onde se voltará a explorar a relação entre a música e a imagem e a forma como a leitura de um filme pode variar consoante a banda sonora escolhida. Expandindo o formato tradicional do cine-concerto, o Film Fest faz corresponder, à exibição de cada filme, uma banda sonora original acompanhada ao vivo.
Ao mesmo tempo que resgata filmes “esquecidos” em arquivo e lhes confere uma nova dimensão, o Festival quer passar a mensagem de que o cinema mudo deve continuar a ser visto, tanto como manifestação artística como registo histórico-cultural insubstituível.
Presente no espírito do festival está também a componente educativa e envolvente da comunidade escolar, com o estimulo à participação de ateliers/workshops dos alunos na sonorização de filmes e na interpretação ao vivo, resultado dessas formações cine concertos em vários equipamentos culturais na cidade de Setúbal.
A 3ª edição do Film Fest tem agendada a sua apresentação pública para dia 12 de Outubro, pelas 19h00, no espaço A Gráfica—Centro de Criação Artística. Para além da disponibilização do catálogo oficial, com informação detalhada da programação, decorrerá um dos cine-concertos dedicados às mulheres pioneiras na indústria cinematográfica, musicado ao vivo por Sara Ribeiro (voz) e Alexandre Bernardo (guitarra). Os músicos Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Miguel Pedro, que estarão em Setúbal no âmbito de uma residência artística especifica para o Film Fest, marcarão presença neste dia.
O Film Fest, que conta com a organização do Município de Setúbal, arranca oficialmente a 14 de Outubro, com a actuação dos Mão Morta na sua versão Redux, musicando ao vivo o filme “Rapsódia Satânica” (Itália, 1917, 43 min.), de Nino Oxilia. Durante doze dias, o festival acolhe 11 cine-concertos – 2 dois quais para escolas e um para famílias -, 4 oficinas de cinema direcionadas para as escolas e publico juvenil e 2 palestras sobre o processo criativo na construção de bandas sonoras originais. O programa completo pode er consultado aqui.
Sem Comentários