Se tiverem filhos pequenos aí por casa, tenham muito cuidado com o sítio onde deixam livros de aparência cândida mas que escondem, lá dentro, matéria suficiente para que seja aberto um debate aceso sobre a sexualidade. Um exemplo desses espécimes de ar inocente é “Marotices” (Orfeu Negro, 2015), livro com bonecos para gente adulta que se vem juntar à colecção Casimiro, Livros ilustrados para gente madura & extravagante com edição pela Orfeu Negro.
Marion Fayolle, que conta já com diversos livros publicados, é colaboradora regular do The New York Times, tendo sido uma das fundadoras da revista Nyctalope. Em “Marotices” a ilustradora francesa apresenta um conjunto de desenhos oníricos e eróticos, que retratam com muito humor, estranheza e profunda marotice as múltiplas possibilidades de ligação amorosa entre homens e mulheres.
As brincadeiras fazem-se com animais suficientes para abrir um pequeno jardim zoológico, mas também com variados meios de transporte, práticas desportivas e muitas referências religiosas e filosóficas. O resultado final é pleno de metáforas e silêncios comprometidos, que certamente conseguirão arrancar ao leitor sorrisos bem travessos. Algumas páginas são tão alternativas que não seria estranho encontrar, no canto superior direito, um pequeno círculo pintado a vermelho. Para ler sem filhos por perto.
Sem Comentários