Na sua 18.ª edição, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã apresenta, pela primeira vez online na plataforma de streaming Filmin.pt, 16 longas-metragens de expressão alemã, na sua maioria em estreia nacional. De 21 a 27 de janeiro, a Mostra promovida pelo Goethe-Institut Portugal, em colaboração com as embaixadas dos países participantes, dá a conhecer produções cinematográficas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo. Entre ficções, documentários, obras de autores consagrados e jovens revelações, há muito para ver sem sair de casa.
No dia 21 de janeiro, a KINO abre com a estreia nacional do filme sensação da última edição da Berlinale, Berlin Alexanderplatz, de Burhan Qurbani. O filme é protagonizado pelo luso-guineense Welket Bungué que, em Novembro de 2020, foi distinguido por esta interpretação com o prémio de melhor actor principal no Festival Internacional de Cinema de Estocolmo. Berlin Alexanderplatz trata-se da actualização de um dos maiores romances da literatura alemã, a obra homónima de Alfred Döblin, já adaptada por Rainer Werner Fassbinder na épica série de televisão com o mesmo nome. Desta feita, em vez de um ex-presidiário, os espectadores acompanham a descida aos infernos de um refugiado africano numa Berlim dos dias de hoje.
A partir do dia seguinte, todos os filmes da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã ficarão disponíveis para visionamento em Filmin.pt até 27 de Janeiro, podendo ser adquiridos acessos individuais para cada filme ou uma subscrição mensal para assistir à Mostra completa. Os assinantes da plataforma têm acesso a todos os conteúdos da KINO, bem como aos restantes filmes disponibilizados pela mesma.
A KINO apresenta não só longas-metragens de cineastas e elencos já consagrados, como também algumas irreverentes primeiras ou segundas obras de expressão alemã. Esta edição conta ainda com uma secção de documentários com quatro filmes imperdíveis, que abordam o sentido de pertença de perspetivas diferentes mas com a mesma profundidade. A programação completa da Mostra de Cinema de Expressão Alemã já se encontra disponível para consulta no site do Goethe-Institut Portugal.
Sem Comentários