Em parceria com o Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, a Filmin Portugal será a sala “online” da 7a edição do festival, que englobará obras comuns às do evento físico, bem como 35 filmes que passarão exclusivamente na Filmin.
A programação do festival propõe ao público português 55 filmes (curtas e longas-metragens), a maioria em estreia nacional ou internacional. Grande parte dos filmes que compõem Competição Geral Longas e a secção Travessias será exibida no Cinema São Jorge de 25 a 29 de Novembro. A secção Começar a Olhar e a competição geral de curtas passará quase exclusivamente na Filmin.
Na Filmin, os Olhares do Mediterrâneo acontecem de 26 de Novembro a 10 de Dezembro, com a exibição de 10 longas-metragens e 44 curtas, produzidos em 25 países, incluindo Portugal.
Um dos grandes destaques é o filme de abertura do festival, “God exists, her name is Petrunya“, da macedónia Teona Strugar Mitevska, ficção vencedora da edição de 2019 do Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu. O filme, uma co-produção da Macedónia do Norte, Bélgica, Eslovénia, Croácia e França, candidato ao Urso de Ouro na 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, é uma comédia amarga, cuja protagonista, Petrunya, quebra as regras da tradição popular e religiosa da sua aldeia e enfrenta teimosamente as consequências. “God exists, her name is Petrunya” estará disponível na plataforma gratuitamente para um máximo de 1.000 espectadores.
Pelo preço de um bilhete de cinema, será ainda possível ver todos os filmes das secções competitivas – quase exclusivamente online -, as curtas da Competição Geral e da secção Começar a Olhar em 8 sessões.
Haverá ainda a sessão “Miúdos (e Graúdos)” dedicada aos mais novos, disponível dentro do separador do Festival ou através do separador Filmin Kids. Em destaque, ainda a sessão especial “Olhares Acessíveis. Cinco Curtas Portuguesas”, onde serão apresentadas cinco curtas portuguesas da competição acessíveis a pessoas surdas (legendas) e com deficiência visual (audiodescrição).
Para os subscritores de Filmin Portugal, o festival estará disponível sem custos adicionais.
Na sua 7ª edição, Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival afirma-se por ser um evento cinematográfico que vai para além dos filmes, promovendo encontros e acções de formação em que o cinema é o ponto de partida para pensar assuntos de relevância social, desde a igualdade de género aos direitos dos migrantes e refugiados.
Programação Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival:
Curtas-Metragens:
#1: Miúdos (e graúdos)
#2: Migrar/Ficar
#3: Estamos animadas!
#4: Encontros inesperados
#5: Por direito humano (histórias de lutas)
#6: Assim é a vida, rapariga
#7: As escolhas que nos moldam
#8: Abraços perdidos e encontrados
Longas-Metragens:
Deus Existe e o Seu Nome é Petrunya, Teona Strugar Mitevska
A Fish Tale, Emmanuelle Mayer
Eva Wishes, Lisa Diaz
#387, Madeleine Leroyer
Elsewhere, Everywhere, Vivianne Perelmuter, Isabelle Ingold
I am the Revolution, Benedetta Argentieri
When the Apricots Bloom, Tal Michael
When Love is all you Have, Laetita Mikles
Between Heaven and Earth, Najwa Najjar
Omar and Us, Marina Er Gorbach, Mehmet Bahadir Er
Sem Comentários