A 13.ª Festa do Cinema Italiano realiza-se, a partir de 4 de novembro, em mais de 15 salas de cinema portuguesas, exibindo um conjunto de filmes italianos aclamados pela crítica internacional e alguns dos maiores sucessos de bilheteira em Itália.
Em Lisboa, o festival realiza-se de 4 a 12 de novembro, no Cinema São Jorge (sessões de abertura e de encerramento), no UCI El Corte Inglés, e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde são exibidos os filmes da retrospectiva dedicada a Federico Fellini ao longo de todo o mês de Novembro.
Para além de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se em Cascais (5-8 Novembro, O Cinema da Villa), Porto (5-12 Novembro, Cinema Trindade), Setúbal (5-8 Novembro, Cinema Charlot), Alverca do Ribatejo (6-7 Novembro, Teatro-Estúdio Ildefonso Valério), Penafiel (7-8 Novembro, Cinemax), Aveiro (10 e 12 Novembro, Teatro Aveirense), Coimbra (10-12 Novembro, TAGV), Beja (10-12 Novembro, Pax Julia Auditório Municipal), Caldas da Rainha (11-13 Novembro, CCC), Loulé (13-15 Novembro, Auditório do Solar da Música Nova), Viseu (17-20 Novembro, Auditório IPDJ), Tomar (17-21 Novembro, Auditório Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca), Almada (25-29 Novembro, Auditório Fernando Lopes-Graça), Ponta Delgada (27-29 Novembro, Teatro Micaelense), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.
DESTAQUES DE PROGRAMAÇÃO:
Sessão de abertura – antestreia
Em antestreia portuguesa, um dos filmes mais esperados do ano. Pinocchio (Pinóquio), de Matteo Garrone, com Roberto Benigni, é o filme de abertura de 13ª Festa do Cinema Italiano, que tem lugar no dia 4 de novembro, em Lisboa, no Cinema São Jorge. Considerado um dos realizadores mais interessantes do novo cinema italiano (Gomorra, Dogman, O Conto dos Contos), Matteo Garrone volta ao clássico da literatura infantil, mantendo as tintas sombrias do original livro de Carlo Collodi.
Sessão de encerramento – antestreia
Depois do sucesso de Cá por Casa Tudo Bem, Gabriele Muccino volta ao melodrama com Gli anni più belli (Às Coisas que nos Fazem Felizes), um filme sobre a amizade e o amor desenvolvido ao longo de várias décadas, lembrando a melhores obras de Ettore Scola e com grandes interpretações de Pierfrancesco Favino, Kim Rossi Stuart, Micaela Ramazzotti e Claudio Santamaria. A sessão de encerramento realiza-se no dia 12 de Novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e no Cinema Trindade, no Porto.
Antestreias
Momenti di trascurabile felicità, de Daniele Luchetti, apresenta-nos uma comédia que coloca a questão se numa hora e meia de filme teríamos tempo para aquilo que conta realmente. Para estar com as pessoas que gostamos e apreciar as pequenas coisas da vida.
Depois de A Rapariga no Nevoeiro, Donato Carrisi volta ao grande ecrã com L’uomo del labirinto (No Centro do Labirinto), baseado num dos seus best sellers, O Homem do Labirinto. Um thriller frenético com Toni Servillo e Dustin Hoffman como protagonistas que não irá desiludir os fãs do género.
Figli (Manual de Sobrevivência para Pais), de Giuseppe Bonito, é uma brilhante comédia sobre a dificuldade de um casal em aguentar o stress e as dificuldades que um bebé implica.
Do Festival de Berlim, chega Favolacce dos irmãos Fábio e Damiano D’Innocenzo. Um conto de fadas sombrio, cheio de tensão e desconforto sobre famílias que veem as suas esperanças e sonhos a caírem cedo demais.
Por último, mas não menos importante, o filme Un Figlio de Nome Erasmus, uma comédia italiana filmada inteiramente em Portugal, protagonizada pela jovem atriz Filipa Pinto, que estará presente na sessão.
Tutto Fellini – Retrospetiva Integral
Em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Festa assinala o nascimento de Federico Fellini com de uma restrospectiva integral do grande mestre do cinema italiano. Uma oportunidade única para ver a filmografia completa, desde os clássicos às obras inéditas como programas de televisão e o filme com Wes Anderson dedicado ao realizador italiano. O convidado de honra desta retrospectiva será o jornalista, realizador e assistente de Fellini, Gianfranco Angelucci, um dos mais respeitados especialistas e divulgadores da obra do mestre de Rimini.
Sessões especiais
A Grande Arte no Cinema, o ciclo de filmes sobre a arte italiana e mundial, integra o festival através de um conjunto de títulos de grande interesse sobre a vida de artistas como Palladio, Bernini e Leonardo Da Vinci.
Haverá ainda uma sessão especial no Cinemas Nimas com a exibição do filme Il peccato – Il furore di Michelangelo, de Andrei Konchalovsky, o último filme do realizador que tem como protagonista o pintor e escultor Michelangelo. Um retrato do artista “divino” e a sua relação com o seu trabalho, particularmente com a pedra (branco mármore) do qual nasceram algumas das maiores obras artísticas do mundo – como, por exemplo, a estátua de David.
A música italiana também será destacada com o documentário Paolo Conte, via con me sobre o carismático compositor italiano.
Calendário das estreias:
Pinóquio: 5 Novembro – Distribuição: Nos Audiovisuais
Il peccato – la furore di Michelangelo (O Pecado): Data a definir – Distribuição: Legendmain Films
Às Coisas que nos Fazem Felizes: – 19 Novembro – Distribuição: Outsider Films
Momenti di trascurabile felicità: 19 Novembro – Distribuição: Midas Filmes
Bilhetes
Os bilhetes para a sessão de abertura e de encerramento já estão à venda na Ticketline e no Cinema São Jorge.
Filmin
A Festa do Cinema Italiano terá ainda uma parte da programação disponível online, em colaboração com a plataforma de cinema independente Filmin.pt, onde será possível ver alguns dos filmes presentes no evento físico e alguns títulos inéditos que irão completar e dialogar com a programação do festival.
Em estreia nacional e exclusivamente na Filmin, Ricordi? (2018), de Valerio Mieli. Triplamente premiado no Festival de Veneza, com Luca Marinelli e Linda Caridi, o filme retrata uma relação amorosa dissecada através de lembranças. Juntas, compõem uma partitura do passado que, por muito que escrita com as mesmas notas, soa de modo diferente consoante o narrador. Sobre o estranho lugar que ocupa o amor na memória de cada um.
Do conjunto de títulos que a Filmin partilhará com a Festa, destaca-se o galardoado regresso de Ferzan Özpetek, com La dea fortuna (2019), notável drama centrado em Arturo e Alessandro, um casal a viver o crepúsculo da sua relação; Il campione (2019) de Leonardo D’Agostini, uma comédia acerca de um volátil futebolista e o seu tutor; e Cosa Ci dice il cervello (2019), uma comédia satírica com Paola Cortellesi a ser mãe, amiga, agente secreta e mulher não convencional.
Para além dos sucessos de bilheteira, juntam-se à Festa as cópias restauradas de Federico Fellini, assim como dois dos mais icónicos filmes de Nanni Moretti, Caro Diario (1993) e Palombella Rossa (1989).
A plataforma terá também dois documentários integrados no ciclo A Grande Arte no Cinema, Palladio – O Espetáculo da Arquitetura (2019) realizado por Giacomo Gatti e Bernini – O Êxtase da Forma (2018) de Francesco Invernizzi.
Por fim, Beautiful Things (2017) da dupla Giorgio Ferrero e Federico Biasin, uma obra híbrida e magnética que junta o documentário e a videoarte; e ainda uma seleção de quatro curtas-metragens, poderão igualmente ser vistas somente em digital através de Filmin.
Os filmes estão disponíveis para aluguer individual a 3,95€ durante uma semana após a data de estreia no festival, com a exceção de Ricordi?, que entra no catálogo de subscrição sem custos adicionais para os assinantes de Filmin, e continuará disponível também depois da edição online da Festa.
Esta é a programação completa da Festa do Cinema Italiano Online:
Longas-metragens
La dea fortuna, Ferzan Özpetek
Cosa ci dice il cervello, Ricardo Milani
Il campione, Leonardo D’Agostini
10 giorni senza mamma, Alessandro Genovesi
Un figlio di nome Erasmus, Alberto Ferrari
Palladio – O Espetáclo da Arquitectura, Giacomo Gatti
Bernini – O Êxtase da Forma, Francesco Invernizzi
Beautiful Things, Giorgio Ferrero e Federico Biasin
Ricordi?, Valerio Mieli
Caro Diario, Nanni Moretti
Palobmella Rossa, Nanni Moretti
Fellini 8 e ½, Federico Fellini
La Dolce Vita, Federico Fellini
La Strada, Federico Fellini
Os Inúteis, Federico Fellini
Julieta dos Espíritos, Federico Fellini
A Voz da Lua, Federico Fellini
Curtas-Metragens
Destino, Bonifacio Angius
Lunedì, Massimo Fallai
Quando la banda passò, Maurizio Forcella
Leila, Michele Capuano
Todas as novidades e informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site e na página de Facebook.
Sem Comentários