É uma das novidades para o Curtas deste ano: pela primeira vez na sua história, o festival levará a sua Competição Nacional às salas de Vila do Conde, Lisboa, Porto e Faro. Uma decisão que reafirma o compromisso do festival com a sala de cinema e com o apoio à produção nacional e ao formato da curta-metragem, como espaço de descoberta e experimentação.
O Curtas integrará, assim, uma selecção de 17 obras de animação, ficção e documentário, que se mostra fiel na procura e descoberta do que de melhor se vai produzindo em Portugal. Sandro Aguilar, Cláudia Varejão, Carlos Conceição, Pedro Peralta, Patrick Mendes, João Rosas, Filipa César, Alexandra Ramires, Natália Azevedo Andrade, Denise Fernandes, Diogo Salgado, Luís Costa, Igor Dimitri, Nuno Baltazar, Catarina Romano, Inês Nunes e Eduardo Brito são os realizadores seleccionados.
As sessões da competição nacional terão lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde (3 a 11 de Outubro), no Cinema Ideal (Lisboa, entre 7 e 11 de Outubro), no Cinema Trindade (Porto, entre 5 e 10 de Outubro) e Auditório do Instituto Português dos Desporto e Juventude de Faro (6 a 10 de Outubro), sendo acompanhadas nas primeiras três cidades por conversas com os autores.
Ficam alguns destaques de um programa que pode ser consultado aqui.
Sábado, 3 Outubro, 17h00, Teatro Municipal Vila do Conde
Sábado, 10 Outubro, 21h45, Teatro Municipal Vila do Conde
CASA DE ANTIGUIDADES
João Paulo Miranda Maria · Brasil/Países Baixos/França · 2020 · FIC · 93’
Um homem de 50 anos, emigrado a viver longe de sua terra natal, sente-se constantemente como um peixe fora de água. Um dia encontra, numa casa abando- nada, uma série de objetos da sua região natal. As memórias do passado assaltam-no, deixando-o louco a ponto de ele se transformar num animal.
Segunda, 5 Outubro, 17h00, Teatro Municipal de Vila do Conde
O SENTIDO DA VIDA: ESBOÇO DO PRIMEIRO ACTO
Miguel Gonçalves Mendes · Portugal/Brasil · 2020 · DOC · 50’
Foi longo o período de realização de O Sentido da Vida, o novo trabalho de Miguel Gonçalves Mendes que, passados 20 anos, regressa a Vila do Conde. 5 anos de rodagens, que percorrem quatro continentes, habitados por sete personagens-arquétipos de diferentes regiões do mundo. A próxima longa metragem do realizador de Jose e Pilar e O Labirinto da Saudade parte de São Paulo, filmando o percurso de um jovem brasileiro portador de paramiloidose familiar (doença rara e incurável de origem portuguesa, espalhada pelo mundo durante a época das navegações) em busca de respostas para a sua existência. Com participações de Marina Silva, Dilma Roussef, Valter Hugo Mãe, Julian Assange e do astronauta Andreas Mogensen entre outros, o filme revisita a história da humanidade e ambiciona ser uma cápsula do tempo – um retrato do mundo esquizofrénico que habitamos. O esboço do primeiro acto do filme será apresentado em Vila do Conde: uma primeira sessão com uma edição especial criada para o festival que serve como uma espécie de “test screening”.
(Falámos sobre o projecto aqui)
Terça, 6 Outubro, 17h45 Solar – Galeria Cinemática
Apresentação de Livro: REFRAMING PORTUGUESE CINEMA IN THE 21ST CENTURY
Na celebração do 20º aniversário da Agência da Curta Metragem, “Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century” é uma obra que analisa tendências, transformações e cineastas no cinema português das últimas duas décadas. Organizado por Daniel Ribas e Paulo Cunha, inclui contributos de Adrian Martin, Carmen Gray, Leo Goldsmith, Pascale Cassagnau, Cíntia Gil ou Haden Guest, entre outros.
Várias datas, Vila do Conde
Jean-Luc Godard: Pro-Motion
Não raras vezes as estórias e percursos de artistas intemporais fazem-se também na incursão por aquilo a que chamamos disciplinas menores. Obras encomendadas ou projectos de início de carreira podem e devem ser vistas como uma parte integrante de um trabalho que se desenvolve numa constante dialéctica da vida com a arte. Lembremos a este propósito que uma das primeiras tarefas profissionais do jovem Jean-Luc Godard, de 1956 a 1958, foi a de secretário de imprensa da Fox, insígnia para a qual criou um precioso conjunto de materiais promocionais, kits de imprensa e vídeos que são, hoje, obras em si mesmas. Mencione-se, a título de exemplo, o espumante número especial do jornal Figaro-Pravda publicado para o lançamento de Alphaville (1965) ou o lendário Livret des Sous-titres distribuído em Cannes durante a primeira exibição de Le Livre d´Image (2018). Da mesma forma, os trailers, que vivem autónomos e se tornam peças de uma história de criação: o de A Woman is a Woman (1961), o de Duas ou três coisas que eu sei sobre ela (1967) ou o de Mouchette (1967). Jean-Luc Godard: Pro-Motion – bandes-annonces – publicites – clip – filmes d’entreprise é o nome do programa especial que o Curtas Vila do Conde apresenta em outubro, que contou com a curadoria de Nicole Brenez, em colaboração com a Cinemateca Francesa, e onde se integrarão curtas-metragens, trailers, vídeos, videoclipes e outras publicidades criadas e dirigidas pelo cineasta franco-suíço.
Domingo, 11 Outubro, 17h00, Teatro Municipal de Vila do Conde
HERDEIROS DE SARAMAGO: EP. VALTER HUGO MÃE
Graça Castanheira · Portugal · 2020 · DOC · 26’
No intervalo das viagens pelo mundo, Valter Hugo Mãe cozinha um caril para D. Antónia, presença central até no próprio pseudónimo que escolheu. Continua a frequentar, todas as noites, o mesmo café de Vila do Conde, onde as notícias da terra têm mais força que as inquietações literárias. E, apesar de viver numa cidade de pescadores, não esconde o medo do mar.
Sem Comentários