Arranca amanhã, no Porto, a quarta edição do maior festival de cinema infanto-juvenil do Norte. Até domingo passam por diversas salas da cidade mais de 50 filmes de produção recente que pretendem mostrar novas linguagens na área da animação, documentário e ficção a famílias, crianças e adolescentes. Partindo do tema Viagem, o IndieJúnior Allianz 2020 vai ainda organizar um conjunto de diversas oficinas destinadas aos mais novos, uma exposição criada por alunos da OSMOPE, um cine-concerto original, entre outras actividades especiais. A festa do cinema vai poder ser visitada no Teatro Rivoli, Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto), Biblioteca Almeida Garrett, Zero Hotel e Casa das Artes.
Complementando o trabalho que realiza, nas escolas da área metropolitana do Porto, o festival receberá mais de 5000 alunos de diferentes espaços educativos, assim como os pequenos programadores que, este ano, tiveram uma palavra a dizer no projecto Eu Programo um Festival de Cinema.
Depois do sucesso do ano passado, o fim-de-semana do festival contará com diversas sessões para bebés: o Cinema de Colo acontece no Rivoli sábado e domingo (ambos os dias, várias sessões entre as 10h30 e as 17h00). Também a ocupar esses dias as sessões especiais pensadas para a ida ao cinema em família. Arriscar é Preciso!, a sábado dia 1 de Fevereiro no Rivoli, com uma sessão de curtas metragens, onde se propõe uma ida à floresta de neve, um longo dia numa praia cheia de gente e uma lição de bicicleta. No mesmo dia, pela tarde, A Nossa Família é vista sobre todos os prismas, numa sessão que de curtas metragens que olha as particularidades de diferentes seios familiares. E porque ir ao cinema é colocar Todos a bordo, no dia 2 de Fevereiro, domingo, cabem todos numa sessão de cinema que conta com astronautas, animais a despedirem-se do outono ou uma mergulhadora que nos leva ao mais profundo dos mares.
Destaque ainda para as três longas metragens da competição internacional: A Extraordinária Viagem de Marona (Sáb, 1 Fev, 21h15, Teatro Rivoli), Jacob, Mimmi e os Cães Falantes (Sáb, 1 de Fevereiro, 18h00, Teatro Rivoli) e Uma Colónia (Sex, 31 de janeiro, 21h30, Casa das Artes) e para as reposições, em grande ecrã, de A Quimera do Ouro (Sábado, 1 de Fevereiro, 15h30, Casa das Artes), E.T. – O Extraterrestre (Domingo, 2 de fevereiro, 15h30, Casa das Artes) e O Clube dos Poetas Mortos (Quinta, 30 de Janeiro, 21h30, Casa das Artes).
Dia 30 Janeiro, às 18h30, a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto recebe um debate em torno do tema O desafio de falar sobre sexo com os mais novos, com a intenção de chegar a respostas que contribuam para uma melhor relação com a educação sexual, entre pais e filhos, escola e alunos.
O IndieJúnior Allianz – Festival de Cinema Infanto-juvenil estará de regresso ao Porto entre 28 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2020, com seis dias de cinema, oficinas, conversas e outros eventos para famílias e escolas. Os bilhetes já estão disponíveis para compras através da rede da BOL (www.bol.pt). Mais informações e programa completo em indiejunior.com.
Sem Comentários