Todd Solondz, uma das maiores referências do cinema independente norte-americano, vai estar presente na 27ª edição do Curtas Vila do Conde, para apresentar – entre 6 a 10 de Julho no Teatro Municipal de Vila do Conde – uma retrospectiva da sua filmografia, que incluirá filmes que contribuíram para a sua descoberta pela crítica nos anos 1990, como “Welcome To The Dollhouse” (1995) e “Happiness” (1998), passando pelas suas obras mais recentes como “Dark Horse” (2011) ou “Wiener Dog” (2016).
Conhecido pela sua ironia, Solondz desafia os espectadores a superar os preconceitos através do seu olhar que, mesmo carregado de pessimismo, tem o dom de ensinar a encarar a vida através da ternura das suas personagens. Solondz retrata o lado mais negro do ser humano, sempre com uma boa dose de humor, numa análise visceral explorada através de uma visão tragicómica.
Todd Solondz estará em Vila do Conde para apresentar o seu trabalho, mas também para uma sessão de encontro com o público do festival, a decorrer no dia 10 de Julho. A sua vinda a Portugal passará também pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde irá participar na Summer School daquela instituição e apresentar um dos seus filmes na cidade do Porto, no dia 5 de Julho, sessão que dará início à retrospectiva do Curtas.
Sem Comentários