Porque nem só de Continentes se alimenta a arte do piquenique – graças aos deuses -, A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria criou o seu primeiro piquenique musical em Janeiro de 2018, em Monforte da Beira. O conceito era mais ou menos este: escolher um local fora dos grandes centros urbanos, convidar as pessoas a deslocarem-se até lá, trazendo cada uma o seu farnel e o seu instrumento musical, e partilhar as duas coisas – a música e a comida.
Diz quem foi que a coisa correu bastante bem e que, de repente, numa aldeia de 300 habitantes estavam mais de 800 pessoas a fazer a festa. Este ano a brincadeira vai repetir-se, agora no Parque da Cidade de Viana do Castelo, no dia 7 de Abril pelas 11h00.
De relembrar que o objectivo de A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria está ao nível do verdadeiro serviço público: lembrar-nos que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo. E que, com isso, será possível criar um outro modelo social, no mesmo sentido daquilo que os piqueniques propõem: juntar as pessoas num espaço onde podem ser o que quiserem e tocar e cantar o que quiserem, sem palcos ou sistema de som, hierarquias musicais ou sociais – o importante é mesmo a partilha e a escuta.
Com mais de 2160 projectos musicais diferentes e 4000 vídeos, A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria está presente na Antena 1, Antena 2 e RTP Memória, para além da Internet. Tem também um palco, em nome próprio, no festival Bons Sons, desde o ano de 2012.
Sem Comentários