Chris Petit e Matías Piñeiro serão os realizadores em foco na próxima edição do Porto/Post/Doc, que irá decorrer entre 24 de Novembro e 2 Dezembro em vários espaços da cidade do Porto: Teatro Municipal do Porto – Rivoli, no Cinema Passos Manuel, no Cinema Trindade, no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola das Artes – UCP.
Realizador e escritor, Chris Petit teve uma estreia fulgurante com a sua primeira longa-metragem, “Radio On”, corria o ano de 1979. Qualquer coisa como um road movie que tem como pano de fundo a paisagem britânica, acompanhado por uma banda sonora que conta com músicas de David Bowie e Kraftwerk, entre outros. As figuras marginais – como Peter Whitehead -, a experimentação dos meios audiovisuais – trabalhou inclusivamente para televisão – e o cruzamento entre as imagens e a deriva urbana – que explorou juntamente com Iain Sinclair – são alguns traços gerais dos filmes realizados ao longo dos últimos 40 anos.
No Porto/Post/Doc será possível ver grande parte da obra de Chris Petit, num programa que reúne curtas e longas-metragens, algumas das quais exibidas pela primeira vez em Portugal. O realizador estará no Porto para apresentar os seus filmes, nomeadamente “Negative Space”, um filme experimental que reflecte sobre o modo como vemos e recordamos as imagens, cuja projecção será seguida de uma conversa com Laura Mulvey, uma das mais importantes investigadoras de cinema da actualidade.
Outro destaque anunciado é o foco na obra de Matías Piñeiro, que também estará presente no festival. Com apenas 36 anos, o realizador argentino, que se tem dedicado sobretudo a adaptações livres de textos de Shakespeare para cinema, é uma das jovens promessas do cinema latino-americano. No Porto/Post/Doc serão apresentados cinco dos seus filmes: “Una Mujer Silenciosa”, “Viola”, “In The Museum”, “La Princesa de Francia” (nomeado para melhor filme no Festival de Locarno) e “Hermia & Helena”. Matías Piñeiro apresentará ainda uma carta-branca no festival: “Il Monte delle Formiche”, do realizador Riccardo Palladino, filme apresentado em estreia nacional.
A programação inclui ainda uma retrospectiva integral da obra de António Reis e Margarida Cordeiro e um workshop orientado por Laura Mulvey.
A edição de 2018 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual – Ministério da Cultura, da CVRVV – Vinho Verde, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Acción Cultural Española – AC/E, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e da ArtWorks. Mais informação no site oficial.
Sem Comentários