Em tempos onde reinam os alimentos biológicos, os alimentos magros saem das prateleiras dos supermercados como pão quente e os probióticos fazem a festa, o Yoga está também em alta, praticado por grandes e pequenos, com ou sem a componente meditativa.
Em “O Pavão Yoyô e o Tigre Gagá juntos fazem Yoga” (Oficina do Livro, 2018), Sónia Gomes Costa apresenta o Yoga aos mais pequenos, falando dele como “a união através do coração” e prometendo, com uma boa dose de “pozinho mágico e sempre a rimar, (…) juntar animais, plantas e objectos na natureza”.
Esquecendo a dimensão mais mística ou propensa a grandes espiritualidades e emoções, o livro vive, sobretudo, das ilustrações e do trabalho gráfico de Patrícia Furtado, exemplar na forma como desenha os mais pequenos, como liga a posição humana ao lado animal ou dos objectos, ou como brinca com o lettering, os balões de texto e as setas que ajudam a conseguir a melhor posição. Um festim gráfico.
—
Sónia Gomes Costa é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, e jornalista de profissão. Em 2009, decidiu aprofundar a prática do Yoga e da meditação Mindfulness, aprendendo com vários professores e participando em diversos retiros e formações em Portugal, Inglaterra e Indonésia. Criou a comunidade Om Magic com Arte&Coração, que une as suas valências na Escrita e na Música e com a qual potencia a expressão criativa de cada um através do Yoga, em escolas, creches, jardins-de-infância, rede de bibliotecas e centros de estudos, eventos e workshops.
Patrícia Furtado licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas e conseguiu arranjar o primeiro emprego num atelier de design em Lisboa. Em 2001, mudou-se para Londres, onde trabalhou como webdesigner freelancer para clientes como a PepsiCo e a Haagen Dazs. De volta a Lisboa, trabalhou no The Lisbon Studio, até se focar na ilustração editorial. Começou a trabalhar regularmente para jornais e revistas e a fazer capas para livros infanto-juvenis. Publicou livros de receitas e ilustrou livros de Valter Hugo Mãe, Alice Vieira, Álvaro Magalhães e Nuno Markl, entre outros…
Sem Comentários