O cineasta iraniano Asghar Farhadi é a mais recente confirmação do Training Ground da 15ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema. Nascido no Teerão, Asghar Farhadi interessou-se pelo cinema na sua adolescência, tendo realizado diversos filmes em 8 e 16 mm para a Associação Jovem de Cinema de Teerão. Realizou, desde 2001, mais de 30 filmes e séries de televisão, acumulando, em vários deles, as funções de argumentista. Conhecido pelo gosto de abordar temas complexos e pela exímia narrativa que marca as suas histórias, ganha com “Darbareye Elly” o reconhecimento internacional, representado no aplauso da crítica, o Urso de Prata da Berlinale e o prémio maior do Festival Tribeca. Em 2011, à segunda nomeação, arrecada o primeiro Óscar para Melhor Filme Estrangeiro com “A Separation”, um drama familiar que tocou o mundo e marcou presença no pódios dos principais festivais do sector (Urso de Ouro em Berlim, de Ouro, a Boston, Melhor Filme Estrangeiro para as associações de críticos de Boston, Chicago, Los Angeles e Nova Iorque, Globo de Ouro para a mesma categoria). Em 2017 volta a repetir o feito com “The Salesman”, assumindo-se como um dos mais respeitados e galardoados realizadores da actualidade.
No ano em que estreou na cerimónia de abertura do Festval de Cannes “Todos lo Saben”, o mais recente longa-duração filmado em Espanha com o casal Penélope Cruz e Javier Bardem, o iraniano passa por Espinho para orientar uma masterclass no Training Ground do FEST. Um namoro antigo do festival que reforça o painel de oradores já confirmados para a vertente educativa do festival que, entre 18 e 25 de Junho, organiza mais de 30 masterclasses, workshops e ateliers, com a participação de profissionais da indústria de cinema mundial.
Pelo Training Ground deste ano passarão ainda, entre outros, David Seidler (argumentista de The King’s Speech; Onassis: The Richest Man in the World); Gabriella Cristiani (editor de The Last Emperor; Last Tango in Paris), Stephen Warbeck (Compositor de Shakespeare in Love; Billy Elliot), Stephan Elliott (realizador de The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert; Rio, I Love You), Roman Coppola (Produtor, realizador e argumentista de Moonrise Kingdom, The Darjeeling Limited), Francesca Jaynes (coreógrafa de A.I. Artificial Intelligence; Gravity) e Gareth Wiley (produtor de Match Point; Vicky Cristina Barcelona).
Cruzando os universos do documentário, ficção e cinema experimental, o FEST integrará ainda uma competição internacional de longas e curtas-metragens (Lince de Ouro e Lince de Prata), uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias (FESTinha), uma competição nacional de curtas-metragens (Grande Prémio Nacional) e um prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT). Nas vertentes não competitivas, destaque ainda ao foco sobre o cinema japonês, austríaco e sueco, nos 19 filmes que integram a secção Flavours of The World. Ponto de entrada num dos mais isolados países do mundo, a Coreia do Norte é a proposta da secção Be Kind Rewind.
Sem Comentários