Os míticos The The, banda liderada por Matt Johnson que deram cartas nos anos 80 e 90, são a mais recente entrada no cartaz da edição de 2018 do Super Bock Super Rock, que se realiza nos dias 19, 20 e 21 de Julho no Parque das Nações, em Lisboa. A banda irá actuar no dia 21 no Palco EDP.
Os The The assumiram várias formas e tiveram várias formações ao longo dos anos, sempre liderados por Matt Johnson, o homem que se confunde com a própria banda e que arrancou com o projecto no final da década de 70.
Depois de uma infância passada no pub que pertencia ao seu pai – o “The Two Pudding” em Stratford -, entre personagens nocturnas e bandas rock, Matt transformou esse universo em canções de vida com o espírito literário.
“Burning Blue Soul”, editado em 1981, foi assinado apenas por Matt, mas é considerado o ponto de partida para toda a discografia dos The The, na altura com vários elementos da cena underground britânica e até alguns membros da banda Wire, onde se incluem discos tão marcantes quanto “Soul Mining” (1983), “Infected” (1986), “Mind Bomb” (1989) ou “Dusk” (1992).
Pela formação da banda já passaram muitos músicos com diferentes sensibilidades artísticas, entre os quais J. G. Thirlwell, Jools Holland, Steve Hogarth, Thomas Leer, Sinéad O’Connor, Neneh Cherry ou mesmo Johnny Marr, membro de bandas como os The Smiths ou os Electronic. Algo que não deverá ser visto como um mero acaso ou um fruto das contingências, tendo Matt Johnson ido buscar inspiração ao modelo da Plastic Ono Band. Essa diversidade, juntamente com criatividade fervilhante e quase neurótica de Matt, resultou numa banda capaz de integrar muitas coisas diferentes no som que foi produzindo ao longo dos anos. Ao mesmo tempo que parece integrada no movimento pós-punk e new wave do início da década de 80, ocupou sempre um espaço só seu, onde synthpop, pop e rock psicadélico se sentam à mesma mesa a aviar shots como se fossem melhores amigos.
“Heartland”, “The Beaten Generation” ou “This is the Day” são clássicos que não deverão faltar no concerto do SBSR, assim como “We Can`t Stop What`s Coming”, tema editado em 2017 no Record Store Day – com a colaboração de Johnny Marr – que serviu de anúncio ao regresso dos The The, 17 anos depois de terem pisado pela última vez um palco. Até dia 21 de Julho, Mr. Johnson.
Sem Comentários