Após a edição zero em 2017, o festival Latitudes – Literatura e Viajantes está de regresso a Óbidos este ano entre os dias 26 e 29 de Abril. O evento irá juntar apresentações de livros, colóquios, desenho e música, servindo também de lançamento às comemorações dos 500 anos da circum-navegação do mundo, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães entre 1519 e 1522 através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
José Manuel Marques, ex-autarca de Sabrosa e responsável pelas comemorações, estará em Óbidos para participar numa conversa com o embaixador do Chile em Portugal, Germán Guerrero, subordinada ao tema “Fernão de Magalhães: do Atlântico ao Pacífico”.
Serão exibidos dois projectos cinematográficos relacionados com esta temática, um documentário português e espanhol com a odisseia das especiarias e um filme para jovens, onde os realizadores irão estar à conversa com o produtor Fernando Centeio. Pedro Mota, escritor e viajante, fará sessões de poesia de viagem durante o evento, tendo escrito para a ocasião o poema “Circum navegação”.
A decorrer em vários locais da vila, como a nova Casa Saramago, livraria da Adega e Espaço Ó, o festival contará também com lançamento de livros, workshops de escrita criativa, de fotografia e de desenho, mesas redondas, exposições e concertos, sobretudo com música chilena. O festival encerrará no domingo com a apresentação performativa do livro “Silêncio”, de João Francisco Vilhena, acompanhado pela música de Pedro Oliveira e as palavras de Mega Ferreira.
O festival Latitudes conta com um investimento de 5000 euros e os patrocínios da Via Verde e do Bom Sucesso Design Resort. O programa completo poderá ser consultado aqui.
Sem Comentários