Em 2015, Nils Frahm decidiu instituir um novo “feriado”: inspirando-se no piano, criou um dia de comemoração em torno deste, a acontecer no 88º dia do ano, correspondendo ao número de teclas do piano: surgia assim o Piano Day.
Na próxima semana, no dia 29 de Março, repete-se esta celebração: a Lugar Comum e o Jazz ao Centro Clube juntam-se para assinalar o Piano Day em Coimbra, onde irá estar presente o pianista Tiago Sousa, a somar a uma uma oficina de férias de Diálogos com o Piano.
Portador de uma linguagem estética e musical singular, a história de Tiago perpassa diversos capítulos e encarnações. Depois de uma dedicada batalha no campo das edições fonográficas, enquanto criador da Merzbau, aventurou-se ao piano, predispondo-se a encontrar neste um constante desafio. Rumo ao desconhecido, o seu percurso tem-se pautado por um constante sentimento de descoberta, tanto pessoal, quanto artística, que o levou a gravar, desde 2006, diversos discos em nome próprio e em colaboração com outros músicos.
O concerto terá lugar no Salão Brazil, com os bilhetes a valerem 7€. Bilhetes que estão à venda na bilheteira online, nas lojas A Camponeza, Coimbra Concept Store, Gang of Four, Lucky Lux e Mau Feitio.
E, sendo também a intenção do Piano Day levar o instrumento a novos públicos e dimensões, haverá igualmente lugar para Diálogos com o Piano, uma oficina de férias para os mais novos durante a semana que antecede este espectáculo.
Diálogos Com O Piano é um programa de oficinas multidisciplinares dirigidas aos mais novos (6-10 anos), que decorrerá no Salão Brazil das 9h30m às 18h00, entre os dias 26 e 29 de Março. Serão formadores Tiago Bastos, Cheila Pereira e Cláudio Vidal, estando prometida a participação especial do pianista Tiago Sousa.
Este programa propõe celebrar e reinventar um dos mais emblemáticos instrumentos musicais a partir da criação de cumplicidades com outras expressões artísticas: o movimento/dança, o teatro /performance, a imagem / artes visuais. Através destes diálogos procurar-se-á explorar o piano não apenas enquanto instrumento mas, também, como lugar de imaginação e afectos, de onde nascem histórias, gestos, movimentos e sons. A inscrição custa 80€ (inclui oficinas, almoços, lanches e seguro) e poderá ser feita através do email servicoeducativo.jacc@gmail.com.
Sem Comentários