A música é um dos pontos fortes da programação do IndieLisboa em 2018 e do IndieMusic, secção competitiva em diálogo constante com a programação nocturna de festas e concertos, o IndiebyNight. IndieLisboa que se realiza de 26 de Abril a 6 de Maio.
Das L7 a M.I.A., de Betty Davis a Ryuichi Sakamoto, passando pelo epicentro nova-iorquino Studio 54, pela música electrónica francesa e pela Etiópia, serve-se a história da música pronta a ser revisitada. Fica a de filmes que compõem a secção IndieMusic e todos os trailers:
Betty – They Say I’m Different (Phil Cox)
Ethiopiques – Revolt of the Soul (Maciek Bochniak)
French Waves (Julien Starke)
Here to be Heard: The Story of the Slits (William E. Badgley)
Hip to da Hop (António Freitas e Fábio Silva)
L7: Pretend We’re Dead (Sarah Price)
MATANGI / MAYA / M.I.A. (Steve Loveridge)
Milford Graves Full Mantis (Jake Meginsky e Neil Young)
Não Consegues Criar O Mundo Duas Vezes (Catarina David e Francisco Noronha)
Ryuichi Sakamoto: Coda (Stephen Nomura Schible)
Studio 54 (Matt Tyrnauer)
Teenage Superstars (Grant McPhee)
O lançamento dar-se-á na Casa Independente, no dia 9 de Março, a partir das 23h00, uma noite que homenageia bandas e músicos dos filmes em competição no IndieMusic, a cargo dos programadores Carlos Ramos e Mickael Gaspar, com Cláudio Martins (Sleep Patterns) e Rafael Bento (Lost Soul), autores da banda sonora do documentário Hip to da Hop, como convidados especiais. Estão prometidas malhas de The Slits, Sex Pistols, The Clash, Raincoats, The Pastels, The Vaselines, Jesus and Mary Chain, Teenage Fanclub, Primal Scream, BMX Bandits, Nirvana, Superpoze, Jacques, Dimitri From Paris, Justice, Daft Punk, Laurent Garnier, Betty Davis, Jimi Hendrix, Sly Stone, Ethiopiques, Ryuichi Sakamoto, L7, Nick Cave, Courtney Love, Joan Jett, Veruca Salt, Milford Graves, Minutemen, Sonic Youth, Meat Puppets, Einsturzende Neubaten, Sylvester, Michael Jackson, Cher, Rolling Stones, MIA e Afrikan Boy.
O júri IndieMusic é composto por Maria Reis, das Pega Monstro, que desde os 15 anos colabora com a Cafetra Records como editora, programadora, designer e produtora, Gonçalo Frota, que escreve habitualmente no jornal Público e colabora com a revista inglesa Songlines, e Pedro Santos, fundador da Flur e programador de música na Culturgest.
Não esquecer que o filme-concerto do músico John Parish, “Screenplay”, será apresentado pela primeira vez em Portugal numa iniciativa do IndieLisboa, em colaboração com a Culturgest, e o Hard Club. “Screeplay” acontece no Hard Club, no Porto, no dia 3 de Maio (21h30), e em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest, no dia 4 de Maio (21h30), integrado na programação do IndieLisboa. “Screenplay” é um álbum e um concerto do aclamado compositor, músico e produtor John Parish, habitual colaborador de PJ Harvey, e também conhecido pelo seu trabalho com Eels, Giant Sand, Rokia Traoré ou Aldous Harding (de quem produziu o seu álbum de estreia Party, considerado um dos melhores de 2017), entre outros. O bilhete para este concerto já está à venda por 15€.
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