A Monstrinha, secção de filmes para Pais e Filhos da Monstra | Festival de Animação de Lisboa, está de regresso a Lisboa, com sessões no Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Museu Nacional de Etnologia e Cinema City Alvalade, durante os dois fins-de-semana do Festival, que este ano se realiza entre 8 e 18 de março.
“A Idade da Pedra“, realizado por Nick Park (vencedor de quatro Oscars da Academia), e produzido pelos estúdios de animação britânicos Aardman (“A Fuga das Galinhas”, “A Ovelha Choné”, “Wallace & Grommit”), tem estreia absoluta na Monstra. O filme, que é apresentado no Cinema São Jorge no dia 7 março, às 19h30, um dia antes do arranque oficial do Festival, conta a história do corajoso herói Dug, um homem das cavernas destemido e aventureiro que consegue unir a sua pacata tribo da Idade da Pedra para lutar numa batalha contra os poderosos inimigos da Idade do Bronze, liderados por Lord Nooth.
Além da estreia desta longa-metragem, são também apresentados pela primeira vez no nosso país os filmes “Os Comedores De Meias” (The Oddsockeaters – foto acima), realizado por Galina Miklinova da República Checa, e “Escola De Coelhos” (Rabbit School) do alemão Ute von Münchow-Pohl. Ambos os filmes integram a secção competitiva de longas-metragens.
Como nesta edição o país homenageado é a Estónia, o Festival apresenta uma longa metragem estónia dedicada ao público mais novo, “Lotte e o Segredo da Pedra da Lua” (Lotte and the Moonstone Secret), de Janno Põldma e Heiki Ernits, e uma sessão de curtas estónias.
Uma das novidades deste ano são as Sessões Descontraídas, no Cinema São Jorge, sessões de cinema destinadas a públicos que prefiram um ambiente com níveis reduzidos de ansiedade, pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação.
A pensar nas necessidades dos mais pequeninos, o Festival continua a programar o Baby Monstra, sessões gratuitas para bebés e crianças até aos 3 anos, permitindo a entrada e saída da sala.
Além das sessões de cinema, vão realizar-se durante o Festival oficinas de animação para Pais e Filhos, orientadas por Francisco Lança e Fernando Galrito, director da Monstra.
O programa completo está disponível no site oficial do Festival.
Sem Comentários