A brincar, a brincar, são já oito os anos de idade – e actividade – da Lugar Comum, uma associação cultural que, em Portugal mas sobretudo em Coimbra, tem desenvolvido uma actividade muito salutar no domínio da música independente.
Este ano, em mais uma parceria muito bem desenhada, a Lugar Comum associou-se à Son Estrella Galicia, na realização da 8ª edição do ciclo de concertos “American Autumn“. Contemplando salas e teatros das cidades de Ourense e Madrid, os concertos entrelaçam a vastidão da indie norte-americana, tendo em edições passadas contado com Sharon Van Etten, Low, Alela Diane, Peter Broderick, Damien Jurado, Lee Ranaldo, Will Johnson, J Rouse ou Nada Surf, entre muitos outros.
Este ano, quando o Verão estiver a dar os seus últimos suspiros, o “American Autumn” chegará a Coimbra com um concerto inaugural verdadeiramente prometedor, entregue a Laura Gibson, que recentemente lançou um novo longa duração intitulado “Empire Builder”.
Neste disco, provavelmente o seu melhor trabalho até à data, Gibson foi acompanhada em estúdio por Peter Broderick, Dave Dapper (Death Cab For Cutie) Nate Query (The Decemberists) e Dan Hunt (Neko Case). A nova rodela mantém os ingredientes Gibsonianos a que já nos avostumámos, como vocalizações carregadas de açúcar mascavado e uma subtileza nos arranjos.
O concerto terá lugar no conimbricense CAV – Centro de Artes Visuais a 16 de Setembro mas, apesar do calendário longínquo, talvez seja boa ideia reservar desde já o ingresso mágico. Em breve mais nomes serão acrescentados ao ciclo, por aqui estaremos atentos.
Sem Comentários